Ao pensar em segurança da informação, vale a reflexão: se a sua empresa ainda não faz parte da grande gama que optou por digitalizar todo o seu sistema de informações, você certamente sabe que esse momento não demorará muito a chegar.

Afinal, com as novas tecnologias bombardeando o mercado dia após dia, é praticamente impossível depender de um sistema que não seja automatizado.

Contudo, tal facilidade obtida através da digitalização fez com que aumentasse também um receio por parte dos empreendedores, o que diz respeito à segurança das suas informações quando estas estão ancoradas em um sistema digital.

Pensando nisso, elaboramos um texto onde falamos sobre a importância de proteger suas informações, bem como diferentes formas de se fazer isso. Boa leitura!

Baixe o e-book agora!

Introdução

Como já citamos anteriormente, não se trata apenas de proteger os dados da sua empresa, mas também de evitar problemas futuros de gestão que podem ser originados com a falta de segurança atual. Portanto, para proteger sua empresa contra ameaças, tanto internas quanto externas, confira algumas dicas a seguir!

O que é a segurança da informação?

Antes de falarmos especificamente sobre o que se trata a segurança da informação e como fazer o monitoramento da mesma em sua empresa, é preciso que fique claro sobre o que se trata tal segurança.

A segurança da informação está dividida em três conceitos básicos:

  • Confidencialidade: restrição e sigilo no que diz respeito ao acesso à informação;
  • Integridade: assegura a não-violação dos dados armazenados, mantendo-os em seu estado original;
  • Disponibilidade: dá ao usuário a certeza de que a informação estará disponível sempre que ele precisar.

Controle de acesso

Quando implementa o controle de acesso em sua empresa, você toma para si a tomada de decisão em permitir ou negar o acesso de um colaborador a um determinado arquivo ou sistema.

Com isso, além de aumentar a produtividade dos seus colaboradores, pois você monitora tudo o que é acessado por eles (inclusive distrações na internet), ainda é possível reforçar a segurança de informações da sua empresa no que diz respeito à malwares e vírus.

Outra grande vantagem esse mecanismo é poder reduzir o período de recuperação ou de manutenção após falhas sistêmicas.

Protegendo seus dados

Proteger os dados da sua clientela deve ser uma prioridade de sua empresa, caso contrário, a confiabilidade do seu negócio tende a passar por uma nada agradável crise.

Para isso, tenha implementado em sua empresa um sistema de segurança da informação que execute a proteção dos dados de forma exemplar.

Para identificar um bom sistema de proteção de dados, opte por aquele que, ao mesmo tempo em que cria excelentes estratégias de prevenção, também promove aumento na eficiência das operações, simplificação de processos e, é claro, a redução de custos, uma consequência de soma de tais fatores.

Baixe o e-book agora!

Conclusão

Optar por um bom e eficiente sistema de proteção de dados garante a sua empresa crescimento orgânico, ou seja, ao mesmo tempo em que cresce, garante também o fortalecimento de sua imagem no mercado, conquistando e fidelizando ainda mais clientes.

Se você deseja implementar em sua empresa um sistema de monitoramento da informação que seja eficaz e de confiança, não deixe de conhecer a Diferencial TI

E qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail lameck.oliveira@diferencialti.com.br ou deixar um comentário aqui no blog.

 

[]’s e sucesso,

Lameck Oliveira