Jira é uma solução em software que permite aos times organizarem o seu trabalho, sejam eles projetos ou solicitações de clientes. Com funcionalidades simples e inovadoras, o software é capaz de dinamizar a forma como os profissionais atuam. De maneira que estejam sempre focados em um mesmo objetivo: completar as tarefas com agilidade e competência.

Mas como isso tudo se torna possível? A resposta é simples: Basta que se tenha uma visão geral sobre os recursos e benefícios que o programa oferece. A partir disso, a equipe começa a trabalhar sempre na mesma página e a produtividade só aumenta.

Veja os principais recursos do software e compreenda tudo o que ele pode oferecer para a empresa!

Funcionalidades do Jira

Versatilidade: A primeira coisa que o usuário precisa saber sobre o software, é que ele é extremamente versátil. O Jira pode ser utilizado em computadores desktop, notebooks, tablets e celulares. Como todos sabem, a tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, e o trabalho remoto está muito atrelado a isso.

Hoje não é possível realizar todas as tarefas dentro de um escritório, pois, os clientes demandam agilidade e comprometimento por parte das empresas. Por esse motivo, a adequação das plataformas organizacionais de trabalho a outros dispositivos é vital para o sucesso do negócio.

Relatórios: Qualquer plataforma de gerenciamento que se preze oferece uma ampla possibilidade de geração de relatórios. Com o Jira isso não é diferente! As opções são diversas, sendo que os relatórios já se encontram prontos para o uso dentro da plataforma.

Entre os principais diferenciais do Jira, estão os relatórios em tempo real, que auxiliam as equipes a se manterem focadas com base nos resultados alcançados em cada sprint de trabalho.

Quadros interativos: O Jira se destaca das outras plataformas disponíveis no mercado por oferecer opções de Quadros Scrum e Quadros Kanban. Vejamos os principais benefícios de cada um.

Os Quadros Scrum são utilizados na realização de projetos um pouco mais extensos e que demandam maior integração da equipe. O sistema Scrum é focado para orientar as equipes em questões como:

  • Tarefas;
  • Eventos;
  • Regras;
  • Produtos.

Além de proporcionar maior organização, o Scrum possibilita que os profissionais tenham acesso ao prazo para fazer cada tarefa, as funções de cada profissional envolvido, e a relatórios que mostram o tempo despendido nas etapas realizadas.

Os Quadros Kanban têm uma abordagem um pouco diferente, tendo em vista que possibilitam uma visão mais ampla do trabalho. Esse tipo de quadro tem a função de impulsionar projetos mais engessados, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

Roteiros: O recurso de roteiros do Jira permite uma visão temporal das tarefas e dos objetivos de cada grupo de profissionais. Disponível no Jira software cloud, ele possibilita que o gestor de projetos possa incluir as tarefas no panorama que a equipe visualiza dentro da plataforma, fazendo com que todos estejam na mesma página durante o trabalho.

Central de solicitações por e-mail: Uma das funções mais interessantes do Jira, é que ele é capaz de concentrar as demandas dentro de um mesmo software. Isso se dá de forma muito ágil, tendo em vista que o usuário só precisa integrar o e-mail de trabalho com a plataforma e aguardar as demandas chegarem.

Quando um cliente ou até mesmo um colega de trabalho precisar de alguma informação ou solicitar demandas, o profissional poderá verificá-las diretamente no Jira, visualizando as informações necessárias para que o trabalho seja realizado.

Ainda é possível responder a solicitação dentro do próprio software permitindo que não haja a troca constante de plataformas, o que tornaria o trabalho completamente contraproducente e massante.

Existem ainda, diversas outras funcionalidades disponíveis no software, como:

  • Integração com outros aplicativos;
  • Localização de projetos e clientes com filtros personalizados;
  • Automatização de projetos com os APIs;
  • Integração com funcionalidades de redes sociais;
  • Formas de chamada com chat.

A lista é enorme, e muitos dos recursos do Jira o usuário só vai compreender quando efetivamente utilizá-los. Com todas essas funcionalidades fica fácil perceber que o software é o mais completo do mercado.

Existem ainda diversos benefícios para quem opta pela plataforma Jira. No próximo tópico algumas das principais vantagens do produto serão analisadas.

Principais vantagens

Além de ter uma infinidade de recursos que contribuem para o aumento da capacidade produtiva dos mais diferentes nichos do mercado, o Jira conta com outras vantagens incríveis. Veja as mais interessantes.

Sistematização das etapas de trabalho:

Ao mesmo tempo que a plataforma integra as equipes de trabalho, ela também possibilita que cada tarefa seja visualizada individualmente. Isso possibilita um maior controle em relação aos períodos de tempo que cada etapa precisa para ser realizada, bem como facilita a identificação de possíveis problemas e obstáculos que impedem o projeto de caminhar de forma ágil.

Os quadros, relatórios, o sistema de roteiros e as demais funcionalidades do software contribuem para que a demanda seja entregue dentro do prazo, permitindo uma abordagem geral que motiva os profissionais e ao mesmo tempo uma visualização específica de cada área, o que possibilita a identificação de problemas.

Controle de qualidade junto aos clientes:

Outro grande benefício do Jira é que ele permite uma maior integração dos clientes com a equipe. Isso é feito por meio das avaliações que cada cliente fornece sobre os serviços e produtos entregues a ele

O sistema de avaliações é bem completo, mas também tem a característica de ter uma utilização facilitada para que os profissionais não encontrem dificuldades em saber o que o cliente está achando do trabalho.

Entre os principais recursos de integração disponíveis, está o sistema de avaliações, em que o cliente preenche campos com estrelas, valida ou não o trabalho, e ainda pode tecer um comentário sobre o serviço. Essa funcionalidade está disponível com filtros de semanas, meses, anos, entre outros períodos, conforme a necessidade da empresa.

Tudo isso pode ser gerado a partir de relatórios de desempenho que facilitam a visualização do gestor e dos profissionais. Desas forma, esse feedback é crucial para que a empresa alcance bons resultados e possa aprimorar a forma como atendimento é realizado.

Integração das equipes:

Antigamente o trabalho dividido entre equipes era bem separado, trazendo a ideia de que cada grupo possuía um conhecimento específico e que a integração não era bem-vinda, mas isso mudou ao longo do tempo.

Agora, o que existe é uma real necessidade de haver pessoas de diferentes áreas de atuação, unidas com o mesmo propósito, mesmo que suas atividades seja, completamente diferentes. O Jira permite que essa integração ocorra de maneira natural, criando um ambiente mútuo de troca de experiências e auxílio entre os profissionais.

Produtos que o Jira oferece atualmente

No momento em que este post é escrito, o Jira oferece três produtos próprios com características distintas. São eles:

  • Jira Software;
  • Jira Service Desk;
  • Jira Core.

Os aspectos em comum entre todas essas versões é que é possível gerenciar equipes e times de trabalho com muita facilidade e dinamismo. As três versões também contam com opções de hospedagem na nuvem, sendo que o Jira Software e o Jira Service Desk possuem ainda as opções de armazenamento em um Server ou Data center.

A grande diferença entre cada uma das versões do produto são o preço da licença, as funcionalidades que elas oferece, bem como o tipo de usuário que pode utilizar a plataforma. Isso varia muito e depende do nicho da empresa que está interessada no gerenciados. O mais recomendável é que se faça um teste gratuitamente antes de decidir qual é a melhor versão para o negócio.

Como adquirir a licença

Como mencionado anteriormente, o software conta com um período de testes gratuito, que pode ser obtido a qualquer momento. Isso permite que o usuário possa se familiarizar com a plataforma, verificar na prática qual versão mais se adapta com as suas necessidades, e principalmente, pode sentir a transformação que o Jira causa na empresa, já nos primeiros dias de uso.

Está em dúvida sobre a licença? Fale com um consultor aqui.

A licença do Jira é obtida a partir do site oficial da empresa. No site são disponibilizadas as opções de licença com planos voltados ao armazenamento na nuvem e planos em que a empresa realiza o auto-gerenciamento dos dados por meio de um Servidor ou Data Center.

Caso a opção seja pela aquisição do plano Cloud, o cliente pode optar por uma licença Standart, que tem o limite de 5.000 usuários e possibilita o armazenamento de até 250 Gb de arquivos. O cliente também pode escolher a versão Cloud Premium, que também permite até 5.000 usuários, porém não há limite de armazenamento de dados. O pagamento da versão Standart ou Premium pode ser mensal ou anual.

Já no caso de a empresa optar pelo auto-gerenciamento, é possível escolher o armazenamento por Servidor, onde o pagamento é único e varia de acordo com a quantidade de usuários solicitada pelo cliente, que pode ser de 10 até 10.000 ou mais usuários.

A licença com o armazenamento por Data Center tem um pagamento anual que também varia de acordo com o limite de usuários permitido, partindo de 500 e chegando até mais de 50.000 usuários.

Depois de tudo que foi analisado, duas conclusões são facilmente alcançáveis. A primeira é a de que a plataforma Jira não beneficia somente empresas de desenvolvimentos de aplicativos. Muito embora seja especialmente útil para esse nicho, o software pode ser utilizado por diversos tipos de nichos de mercado.

Entre as empresas e times de negócios que mais aproveitam as funcionalidades do Jira, estão as que possuem trabalhos voltados a:

  • Marketing;
  • Financeiro;
  • Tecnologia da Informação;
  • Questões jurídicas;
  • Ensino; entre outros.

Em qualquer dessas áreas é interessante que haja uma cultura colaborativa na empresa para que o trabalho seja feito de maneira a abordar todas as demandas e dores dos clientes.

A segunda conclusão é a de que a plataforma, uma vez testada e compreendida pelos usuários, torna-se indispensável dentro da empresa, trazendo benefícios incalculáveis para o negócio. O aumento da produtividade e da integração entre os profissionais envolvidos em cada projeto é nítido, o que melhora muito o ambiente de trabalho e principalmente os resultados obtidos pela empresa.

About Lameck Oliveira

Abracei como missão ajudar pessoas a entregarem o trabalho de forma mais ágil, organizada e colaborativa. Especialista em Jira, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.