O Ransomware é uma palavra cada dia mais comum no dicionário das pessoas que lidam com TI. Certamente você já ouviu falar nisso, correto?

Agora, eu quero que você imagine a seguinte situação:

Você liga o computador e se depara com uma tela diferente. Nela, diz que todos seus arquivos foram criptografados. Para ter acesso a eles, você precisará pagar uma quantia.

Você foi vítima do Ransomware, um malware que literalmente sequestra seu computador. Como se prevenir? Nesse artigo você terá a resposta, leia até o fim!

Baixe o e-book agora!

O que é um Ransomware?

O Ransomware, ou criptoware, é um malware utilizado por cybercriminosos para tomar um computador. Enquanto você utiliza normalmente seu PC, esses hackers trabalham no background, criptografando todos os dados.

Em seguida, eles realizam o sequestro, bloqueando totalmente o computador. A mesma coisa também pode acontecer aos smartphones também. A maioria dos dispositivos conectados à internet pode ser alvos do ataque.

O malware geralmente é instalado quando você abre um anexo de um e-mail mal-intencionado. Mas também pode vir de sites de jogos, downloads ou de filmes e seriados online.

Quando você clica em um link e abre uma nova janela, normalmente com um anúncio estranho, é possível que o Ransomware esteja sendo instalado em background, comprometendo a segurança de dados.

Como saber se fui vítima?

Infelizmente, você só saberá quando surgir uma tela informando que o seu PC foi sequestrado. Normalmente, junto com a mensagem, há informações sobre o bloqueio, o valor que você deve pagar e como fazê-lo, além de um relógio em contagem regressiva.

É o tempo restante para você pagar o resgate.

Existem diversos softwares maliciosos que fazem a criptografia dos dados. Dos mais famosos podemos citar Criptolocker e Coinvault. A má notícia é que não há previsão para que esse vírus acabe.

Quando falamos em segurança de dados, é correto afirmar que: por ser extremamente lucrativo para os cybercriminosos, provavelmente o Ransomware existirá por muitos anos ainda.

Como evitar o Ransomware?

Primeiro, tenha um antimalware, porque você gastará pouco e não terá dor de cabeça. Faça todas as atualizações críticas do sistema operacional, navegadores, programas etc.

Isso porque os cybercriminosos usam as brechas do computador para invadir sua máquina. Se ela estiver atualizada, eles não conseguirão entrar. Além disso, mantenha o firewall ativado e jamais abra arquivos em anexo no e-mail se não forem extremamente confiáveis.

Evite Flash e Java, pois eles facilitam o ataque. Como os sites modernos usam o HTML 5, só recorra a eles em caso de urgência. E, principalmente, faça backup, porque é a melhor maneira de se prevenir.

Se um hacker bloquear seu computador e pedir dinheiro em troca, você simplesmente o ignora e fica com a cópia de segurança.

O malware também criptografa HDs conectados ao PC e arquivos na nuvem, por eles manterem contato com o computador. Por isso, tenha mais de uma cópia e utilize um HD externo. É mais barato, rápido e eficiente. Só não deixe-o conectado ao computador por muito tempo, para não afetar a segurança de dados.

E se eu for atacado?

A solução é cortar o mal pela raiz, ou seja, formatação e reinstalação do sistema. É recomendável até mesmo trocar o cabo de rede.

Em relação à recuperação dos seus dados, você pode tentar algum dos diversos programas disponíveis na internet. Se decidir pagar pelos dados, é por sua conta e risco, já que não há nenhuma garantia de que o hacker vai mesmo liberar seu computador depois do pagamento.

Baixe o e-book agora!

Conclusão

Dá medo de passar por isso, não é? Pois bem… Que tal se prevenir deste e de outros tipos de ataques cibernéticos? 

Como uma empresa que se preocupa em auxiliar seus clientes na resolução de problemas, nós, aqui da Diferencial TI, ficamos muito felizes de proporcionar essa reflexão a você.

Saiba que nós entendemos que as companhias que melhor exploram os seus dados (e os mantêm protegidos) são as que se tornam mais competitivas e promissoras.

O que você tem feito para garantir confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados da sua empresa? Me conta aqui, nos comentários, ou entra em contato comigo através de felipe.lucena@diferencialti.com.br.

 

Forte abraço,

Felipe Lucena