Existe uma necessidade real e diária de produzir, armazenar e consultar informações relacionadas ao negócio. Seja criar uma ata de reunião, consultar uma tabela de preços, digitalizar todos os contratos físicos, ou até mesmo documentar todas as informações relacionadas ao produto. Todos os dias, as pessoas da sua empresa produzem conteúdo, consomem informação ou debatem sobre algo. E normalmente, todo o histórico dessa comunicação fica descentralizado em diversos arquivos, pastas, caixas de e-mail. Existe uma forma de tornar seu time mais produtivo, o Confluence.

O Confluence tem um grande poder de edição

Você consegue criar tudo – notas de reunião, planos de projetos, especificação de serviços, inclusive esse material – de maneira simples, mas com um poderoso editor de conteúdo.

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Organize suas informações

Capture toda a informação que está espalhada entre as caixas de entrada de e-mail e inúmeros aplicativos em único lugar, e o melhor de forma colaborativa com toda sua equipe.

Feedback no contexto

Deixe seu feedback no conteúdo produzido através de comentários em qualquer página. Assim, você economiza a perda de tempo criando várias e várias versões de um mesmo documento ou com trocas intermináveis de e-mail, inclusive com comentários ou um chat até que o trabalho seja concluído.

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Comentários e opiniões

Dê sua opinião em qualquer página da ferramenta através de marcações e comentários. Marque os usuários interessados e tenha o histórico de decisões tomadas.

Colaboração de arquivo

Você e seu time trabalham com arquivos todos os dias – imagens, PDFs, planilhas e apresentações. Você pode dar feedback diretamente em seus arquivos, e manter as versões deles rastreadas automaticamente, então, você sempre tem a certeza que está trabalhando no arquivo correto.

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Integração com o Office

Nativamente integrado com o Office, então, fica muito mais fácil compartilhar aquelas planilhas ou documentos que todo o time precisa ter sempre disponível. Ah, e você editar os arquivos do Office pela própria ferramenta.

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Mas, espera aí, tem muito mais coisa…

Além dos recursos citados, ele te ajuda no seguinte:

Organização dos espaços de trabalho

Crie um espaço para cada departamento ou macro projetos para compartilhar informação e manter o trabalho organizado.

Melhores práticas em modelos

Você pode definir um template padrão para notas de reuniões, solicitações e etc. Assim todo o seu tempo escreve da mesma forma.

Notícias e comentários

Compartilhe novidades e anúncios relacionados à empresa, e tenha discussões com comentários, @menções e curtidas.

Permissões de conteúdo e usuários

Mantenha seu conteúdo seguro com permissões granulares para você ter completo controle.

Versionamento de páginas e arquivos

Mantenha todas as versões e mudanças que você já fez em uma página, e arquivos também são versionados muito bem. E o melhor: Automaticamente.

Exporte tudo para PDF

E quando precisar, você pode exportar todo o conteúdo para PDF ou para algum template Word.

Que tal aprender mais do Confluence?

É extremamente útil para montar uma boa documentação da sua empresa, e também para criar uma base de conhecimento para seu time ou para seus clientes. Contudo, muitas vezes requer uma boa expertise da ferramenta para implantar com sucesso, por isso, lancei um curso em parceria com o Rafael Bernardes para ensinar você a montar uma base de conhecimento essencial em pouco tempo.

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Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.