É fundamental conhecer bem os personagens do Scrum, se você quiser implementar esta metodologia ágil dentro da sua empresa. Afinal, todo o conceito é baseado em tornar o trabalho mais ágil, o que significa que cada um precisa conhecer muito bem o seu papel.

Porém, é natural ter certa dúvida de quem faz o que dentro do Scrum. São algumas funções cruciais que existem neste modelo, e algumas outras que podem aparecer, dependendo da necessidade.

Então, se você tem dúvida sobre quem são os personagens do Scrum, este post vai ajudar você a conhecer os principais.

Vamos lá!

 O vídeo e o texto apresentam conteúdo completares. 

Quem é o Product Owner?

Product Owner (PO), é um dos principais personagens do scrum. Como o nome indica, é o “dono do produto”, ou seja, aquele que é responsável por ele. É um papel com bastante responsabilidade, pois é o elo entre o cliente e a equipe de desenvolvimento.

Ou seja, conversa com o cliente, que é o verdadeiro dono do produto, podendo ser alguém que faz parte da empresa, ou até mesmo o cliente externo. Assim, ele sabe quais são as funcionalidades que o produto precisa ter, de acordo com o desejo do cliente.

Então, ele faz sua principal atividade que é criar o product backlog. Esta é a lista de funcionalidades que devem ser feitas e elas são priorizadas de acordo com o conhecimento do product owner. A partir disso, ele pode orientar o time de como fazer as tarefas.

Outra grande responsabilidade do product owner é ser único capaz de aprovar ou não as funcionalidades antes de entregar para o cliente. Ou seja, ele sempre tem a palavra final e decide ou não se o produto está pronto.

No momento em que o resultado ideal for alcançado, é o seu trabalho voltar ao cliente e discutir:

  • Progresso geral do projeto;
  • Fases superadas;
  • Cronograma geral;
  • Próximas sprints;
  • Orçamento.

Quem é o scrum master?

scrum master tem uma função bem interessante. Ele é o líder do scrum team, que iremos ver um pouco mais a frente, mas seu trabalho não é necessariamente gerenciar o projeto.

Na verdade, ele não faz quase nada disso. O seu trabalho se aproxima mais de um coach e sua missão é tirar os obstáculos do caminho da equipe.

Mas, como empregar esta função na prática? Como o nome indica, o scrum master é realmente um master no scrum. Ele conhece todas as técnicas e consegue empregar os principais conceitos da metodologia ágil para garantir que a equipe irá trabalhar bem.

scrum master é um líder, que se preocupa com a motivação e o bem-estar da equipe. O objetivo é que eles se mantenham focados, motivados e com tudo que precisam para ter sucesso.

O seu objetivo é regular o trabalho, evitando o excesso de horas extras e removendo qualquer barreira.

Uma das funções mais importantes do scrum master é organizar e mediar as daily scrums. Estas são reuniões diárias que a equipe faz, de no máximo 15 minutos, para que todos possam discutir como anda o projeto. A ideia desta reunião é ser muito direta, de modo a encontrar os problemas que o scrum master vai ajudar a resolver.

Então, são apenas 3 perguntas feitas durante a reunião:

  • O que você fez ontem?
  • O que fará hoje?
  • Existe algo no seu caminho?

Assim, toda a equipe sabe o que cada um anda fazendo, como está o andamento do projeto, e quais são os obstáculos que o scrum master precisa remover.

Quem é o scrum team?

O último dos principais personagens do scrum é o próprio time. Ou seja, é a equipe que irá fazer o trabalho proposto no product backlog.

Dentro do scrum, não existe a necessidade de dividir a equipe de acordo com cargos funcionais. Por exemplo, um é programador, o outro é designer, o outro é redator e por aí vai.

No scrum team, todos trabalham em conjunto para completar o trabalho e garantir o fluxo de atividades de maneira ideal. Todas as tarefas do product backlog, são divididas e distribuídas de acordo com suas habilidades.

Porém, os membros da equipe não estão limitados a elas. Então, se houver uma tarefa que não seja de design, por exemplo, o designer pode ajudar a fazê-la, se tiver capacidade para tanto.

Quanto ao tamanho do scrum team, o ideal é que ela se mantenha entre seis ou 10 pessoas. É possível trabalhar com um número maior de profissionais e, neste caso, pode ser empregado o conceito de scrum de scrums.

Existe uma diferença de uma equipe scrum para uma tradicional. As empresas tendem a dividir as equipes de acordo com as habilidades. Por exemplo, a equipe jurídica fica em um lugar, a de Marketing em outro, o comercial em outro e por aí vai.

Um scrum team não é dividido assim. Pode ter um profissional de marketing, um de jurídico, um de comercial para trabalhar em um único produto, enquanto outra equipe que tem os mesmos tipos de profissionais trabalha em outro. A ideia do scrum team não é dividir por conhecimento, mas sim por produto ou funcionalidade.

Outras possíveis personagens do scrum

Estas são as três principais funções, comuns a praticamente qualquer scrum. Porém, dependendo do tipo de projeto e do trabalho feito pelo mesmo, pode ser necessário empregar outros personagens do scrum para complementar a equipe.

Por exemplo, é comum ter uma equipe separada de User Experience. Como o nome indica, seu foco é a usabilidade do produto, garantindo uma boa experiência do usuário. Este é um conceito que saiu do desenvolvimento de softwares, assim como o scrum, mas se espalhou rapidamente por outros mercados.

Outra função que pode existir dentro do scrum é o Growth Hacker. Este é um profissional que irá divulgar o produto entre todos os stakeholders, internos e externos, de modo a garantir que exista uma alta motivação para o sucesso do projeto.

A verdade é que não existe fórmula certa para os personagens do scrum. Os dois primeiros da lista sempre irão existir, e a equipe também, apesar de variar bastante. Além disso, podem ser usadas equipes de apoio ou outros profissionais que ajudam a fazer o trabalho. Então, como escolher a ideal?

É importante que você tenha em mente qual é o tipo de trabalho que quer fazer. Apenas assim pode definir se os personagens do scrum são suficientes, ou mesmo se esta é a opção ideal.

About Lameck Oliveira

Abracei como missão ajudar pessoas a entregarem o trabalho de forma mais ágil, organizada e colaborativa. Especialista em Jira, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.