O planejamento estratégico é um processo fundamental para todo empreendimento, independente do seu porte e/ou área de atuação. Isso não poderia ser diferente quando o tema tem foco na Tecnologia da Informação — TI, visto que, essa área é um dos pilares que suportam as demais operações da empresa.

Por isso, nós da Diferencial TI – www.diferencialti.com.br – preparamos este artigo onde abordaremos a importância do planejamento estratégico na área da Tecnologia da Informação.

Confira abaixo os principais pontos de relevância que você deve estar atento.

Atualização periódica do planejamento estratégico

O planejamento estratégico para a área de Tecnologia da Informação deve ser atualizado periodicamente, de modo que, esse planejamento possa acompanhar as necessidades de infraestrutura para o gerenciamento das informações que a empresa necessita.

Um planejamento estratégico desatualizado pode causar muitos transtornos para as operações da organização.

Alinhamento com as estratégias do negócio

Como informado no tópico anterior, o planejamento estratégico para a área de TI deve ser atualizado periodicamente, de modo que, permita atender as necessidades de recursos.

No entanto, além de atender as necessidades de infraestrutura, a área de TI deve estar alinhada com as estratégias gerais do negócio, de modo que toda a infraestrutura de TI proporcione as bases para que a empresa atinja os seus objetivos.

Proporciona a redução dos custos

Um bom planejamento estratégico para a área de Tecnologia da Informação permitirá a redução dos custos, tanto para a área de TI, quanto para as demais áreas da empresa, pois, a utilização dos recursos e os meios produtivos serão otimizados de acordo com cada ciclo operacional da empresa.

Além disso, a Tecnologia da Informação permite gerenciar de forma efetiva os recursos organizacionais, de modo que todo o planejamento financeiro e operacional seja realizado de forma estruturada e na quantidade certa, para que as atividades executadas permitam alcançar os objetivos pretendidos, sem o desperdício de insumos e demais recursos.

Segurança e gerenciamento das informações

As informações de uma empresa são os seus maiores ativos, ou seja, a confiabilidade e sucesso das suas operações estão pautados em informações de relevância. Assim, o planejamento estratégico de TI permitira a segurança das informações,bem como proporciona o aumento da sua confiabilidade.

Simplifica processos

As empresas mais produtivas são aquelas que possuem processos mais simples e ágeis — as startups são um clássico exemplo dessa estratégia e metodologia. Mas como simplificar processos sem que se reduza o poder produtivo das empresas?

A resposta está em um planejamento estratégico adequado para a área de Tecnologia da Informação, pois, irá analisar as informações organizacionais, verificar as principais necessidades, estabelecer fluxos de operações e, por fim, traçar metas claras que possibilitem o alcance dos objetivos.

A Tecnologia da Informação permite que as empresas utilizem seus recursos (financeiros, insumos, mão de obra, instalações) de forma inteligente e otimizada.

Maior rentabilidade e competitividade

Como demonstrado nos tópicos anteriores, um planejamento estratégico para a área de Tecnologia da Informação permite que as empresas reduzam os custos, melhorem o aproveitamento dos recursos e otimizem os seus processos.

Como resultado desses fatores relevantes, o empreendimento conquistará melhor rentabilidade em suas operações.

Em consequência, a maior rentabilidade proporcionará aumento da competitividade diante os concorrentes que atuam no mesmo nicho de mercado.

Assim, as chances de sucesso das empresas que estabelecem um planejamento estratégico de TI de forma adequada são infinitamente maiores que as empresas que não adotam essa estratégia e metodologia.

Finalizando

Não deixe de estabelecer um planejamento estratégico para a área de Tecnologia da Informação em sua empresa, pois, esta ferramenta proporcionará grandes vantagens para o crescimento do seu negócio.

Gostou deste post? Ficou com alguma dúvida e gostaria de compartilhar comigo? Comenta logo abaixo ou entra em contato através do e-mail lameck.oliveira@diferencialti.com.br🙂

 

[]’s,

Lameck Oliveira