O uso eficaz da tecnologia é capaz de mudar drasticamente os rumos de uma organização. A tecnologia em constante evolução transforma a maneira como as empresas funcionam — e não estamos falando apenas de vendas e marketing.

Seja para aumentar a produtividade, reduzir os custos de operação ou diminuir a probabilidade de eventos prejudiciais, poder contar com uma gestão eficiente de TI no dia-a-dia do negócio é investir em performance de alto nível.

novo_cta_ebook_gestor_de_ti

O artigo a seguir vai mostrar porque a utilização de uma gestão de TI é uma necessidade estratégica para qualquer empresa que deseja ter operações mais eficientes, lucrativas e seguras.

O que é a gestão de TI?

Um serviço profissional de gestão de TI ajuda a gerenciar a rede, usuários, serviços e dispositivos que são essenciais para as operações de uma empresa. Isso ajuda a garantir que a tecnologia trabalhe para a organização, e não o contrário. Assim, a organização pode obter operações otimizadas em todos os departamentos, hierarquias e funções.

Embora todos os fornecedores de gestão de TI ofereçam serviços diferentes, as tarefas comuns incluem:

  • monitoramento de rede, gerenciamento e segurança;
  • backup e recuperação de dados;
  • autenticação de informações;
  • armazenamento e gerenciamento de dados;
  • execução de processos;
  • operação de sistemas e serviços de suporte.

Benefícios da terceirização de soluções de suporte de TI

Existem benefícios imediatos e de longo prazo ao utilizar uma gestão de TI. Assim, para demonstrar a importância do serviço para a sua empresa, separamos a seguir 11 vantagens estratégicas obtidas com a gestão de TI.

1. Redução dos custos com mão de obra

Treinar e manter um grande departamento interno de TI é algo bastante dispendioso. É preciso contratar especialistas de suporte técnico, analistas de sistemas, administradores de dados e administradores de rede, entre outros profissionais.

A contratação de profissionais de TI temporários para resolver um problema localizado também é uma decisão arriscada, dado o investimento limitado e a falta de um acompanhamento contínuo.

Por outro lado, empregar uma empresa dedicada a fornecer serviços de suporte de TI traz profissionais altamente qualificados para cuidar das necessidades tecnológicas da sua empresa por uma fração dos custos da contratação de uma equipe interna — isso sem falar nos custos trabalhistas.

2. Redução dos custos com TI

Instalar a infraestrutura de TI com redes, servidores, segurança, armazenamento e uma série de outros componentes é extremamente caro. A terceirização do suporte ao sistema de TI com o uso de uma empresa gestora transforma os custos fixos de TI em custos variáveis e dá mais flexibilidade para o orçamento.

Em suma, você só paga pelo que usa, o que pode representar uma enorme redução de custos. Acrescente a isso que os custos de manutenção dos sistemas frequentemente ultrapassam o custo do gasto inicial, a contratação de uma gestão de TI se torna o um investimento altamente indicado.

3. Fornecer fluxo ininterrupto de serviço

À medida que a tecnologia se torna cada vez mais complexa, o gerenciamento de hardware e software está se tornando cada vez mais desafiador. Com uma indústria saturada, particularmente em vendas e marketing, as empresas precisam ter soluções inovadoras de hardware e software.

Além disso, elas também precisam de redes de ponta a ponta e um fluxo contínuo de funcionalidades para internet, intranet e extranet. A utilização de uma gestora de TI pode lidar com os aspectos técnicos dessas necessidades facilmente, sem traumas ou interrupções nos serviços.

cta_gestordeti

4. Reduzir as preocupações

Quando o gerenciamento de riscos e a recuperação de desastres são conduzidos com competência, os funcionários tendem a se preocupar menos com a possibilidade de problemas catastróficos, o que torna o trabalho menos estressante.

Quando a internet cai no meio de um procedimento importante ou acontece uma pane nos computadores no meio do expediente, isso pode comprometer a estabilidade emocional dos profissionais de várias formas. Os trabalhadores podem, por exemplo, se preocupar com a perda de produtividade, com ameaças à segurança digital e o desaparecimento de informações.

No entanto, com uma gestão de TI qualificada, essas preocupações diminuem porque os serviços estão funcionando perfeitamente, tudo tem backup e qualquer problema pode ser resolvido em pouco tempo.

5. Permaneça focado no core business

Empreendedores e gestores encontram dificuldades para enfrentar todos os desafios de seus negócios e ainda ter que se preocupar com a eficiência da gestão de TI. Ter que dividir a atenção limita o potencial da organização, mas a utilização de uma empresa gestora de TI permite que os funcionários permaneçam focados no que são qualificados, treinados e pagos para fazer.

6. Aproveite uma vantagem estratégica

Embora as grandes empresas geralmente tenham os recursos necessários para manter as próprias tecnologias e serviços, empresas menores podem não ter orçamento para gerir as próprias necessidades de TI.

Por isso, a contratação de uma gestão de TI oferece uma vantagem estratégica para organizações de menor porte, aumentando o nível de produtividade, sua mobilidade, eficiência, e os meios disponíveis para alcançar os objetivos estratégicos.

7. Diminua os riscos

Não há como evitar: todo investimento empresarial possui um nível de risco. Sejam mudanças legislativas, novos concorrentes, condições econômicas ou tecnologias que alteram as regras do jogo rapidamente.

As empresas de gestão de TI assumem grande parte desse risco. Elas são especialistas nos conhecimentos específicos do setor, além de estarem sempre atualizadas sobre as mais recentes questões de segurança e conformidade. Com esse conhecimento, uma gestão de TI pode criar diagnósticos eficientes e evitar riscos inerentes.

8. Garanta a conformidade e a segurança dos seus dados

No mundo da proteção de dados, não existe “segurança demais”. Para você ter uma ideia da importância da manutenção de um sistema seguro, separamos algumas violações recentes:

  • Hackers roubaram os dados de 4,8 milhões de usuários da V-tech;
  • Foram roubadas informações de cartão de crédito de milhares de clientes dos hotéis de Donald Trump, nos Estados Unidos;
  • A Uber teve contas de 600 mil motoristas e 57 milhões de passageiros vazadas;
  • O Yahoo sofreu uma violação de segurança que comprometeu informações de mais de 3 bilhões (!) de contas, quase toda a população da web.

Para se proteger contra violações de dados como estas, as empresas devem estar atualizadas sobre os mais recentes padrões de governança. Os proprietários de empresas devem se perguntar se têm uma rede de perímetro instalada, se o firewall está atualizado e se todas as estações de trabalho e servidores são devidamente auditados.

É importante também verificar se a empresa implementou e aderiu aos padrões de segurança atuais para pagamentos eletrônicos. Com os variados métodos de pagamento disponíveis, todo o cuidado é pouco para proteger os dados.

Assim, a utilização de uma empresa gestora de TI qualificada pode minimizar os riscos associados à manutenção desses dados.

9. Aumente a competitividade

As empresas que tentam implementar e manter todo o trabalho de TI muitas vezes precisam dedicar muito mais à pesquisa, desenvolvimento e implementação. Isso resulta em dois problemas para a empresa: custos mais altos e mais tempo.

Os custos são provavelmente repassados aos clientes, o que significa que o negócio se torna menos competitivo em relação aos preços dos produtos. Levando mais tempo para trazer novos produtos ao mercado, sua competitividade também sofre, já que outras empresas estão se movendo mais rapidamente — especialmente aquelas que já usam os serviços de uma gestora de TI.

10. Sobreviva a desastres

Se um ataque cibernético, uma inundação, um assalto ou outro desastre pegar a sua empresa de surpresa, a gestão precisará entrar em ação rapidamente para cuidar de danos aos funcionários, lidar com a perda de produtos, encarar a papelada do seguro, solucionar possíveis perdas de receita, emendar relações com clientes e reparar danos estruturais, entre outras tarefas.

Dito isto, os dados de uma empresa são o recurso mais importante — com exceção das pessoas. Muitas empresas estão mal equipadas para lidar com tais situações, e qualquer um desses desastres pode fazer com que um negócio interrompa a produção imediatamente.

Dado que situações inesperadas podem ocorrer a qualquer momento, um atraso na recuperação pode ter consequências terríveis. Assim, é importante ter os Recursos Humanos e os instrumentos prontamente disponíveis para fazer reparos rápidos, algo que é possível com a ajuda de profissionais externos que estão familiarizados com a recuperação de desastres e têm a tecnologia de backup à sua disposição.

cta_gestordeti

Conclusão

Ao terceirizar os serviços de suporte de TI, uma empresa pode liberar seus recursos valiosos e se concentrar no que é importante: fazer as rodas do negócio girarem. Pode, por exemplo, melhorar as estratégias de marketing, desenvolver produtos inovadores e melhorar as relações com os clientes.

Embora o caminho para a mudança possa ser assustador, a contratação uma gestão de TI externa permite que as empresas aprendam, cresçam e evoluam. E todas essas vantagens vêm com custos muito menores, o que cria folga no orçamento para investir no core business.

Entre em contato conosco agora mesmo, ou me envie um e-mail para lameck@diferencialti.com.br e descubra outras vantagens de ter uma gestão de TI eficiente, dinâmica e com excelente custo-benefício.

 

[]’.

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.