A cada dia as empresas estão buscando novas formas de otimizar processos. São ferramentas, inovações tecnológicas e tudo mais que possa contribuir para melhorar as rotinas diárias. E uma das soluções que estão ganhando espaço é o método scrum.Guia de Scrum

O que é Scrum?

Scrum é uma metodologia muito usada para gerenciamento de projetos, que são divididos em ciclos (geralmente mensais). Esses ciclos, também conhecidos como sprints, representam um time box, no qual há um conjunto de atividades a serem desenvolvidas. Possui algumas práticas, como:

*Papéis fundamentais;

*Atividades básicas;

*Documentos.

Nos papéis fundamentais, há três definições importantes: Product OwnerScrum Master e Time Scrum. Basicamente, estamos falando do dono do produto, o chefe desse time e a equipe que irá desenvolvê-lo.

De todos, o product owner é o único que pode decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos, assim como a ordem de execução. É ele o responsável por estabelecer o objetivo da equipe.

Já o scrum master é a pessoa indicada por fazer com que os envolvidos compreendam e se familiarizem com os valores, princípios e práticas do scrum. Age semelhante a um coach, liderando e ajudando a equipe a atingir o seu propósito, mas também pode ser o facilitador, pois ajuda a solucionar problemas e realizar melhorias durante o uso do método. É responsável por diminuir as dificuldades que possam atrapalhar na execução do projeto.

Já o time scrum desempenha a função de colocar a mão na massa e transformar a ideia em realidade. Para isso, o time é composto pelos profissionais que são relevantes para aquele determinado projeto. Então podemos ver equipes compostas por designer, arquitetos e engenheiros. Mas também podemos encontrar jornalistas, programadores e outras áreas.

A vantagem de investir nesse tipo de equipe é unir talentos e conhecimentos em prol de um objetivo. Mas, além da definição dessas áreas estratégicas, podemos observar também outros pontos interessantes para a execução do método scrum.

O método é excelente para atividades diárias, pois elas servem para dar andamento ao projeto através dos diversos papéis apresentados. Há uma reunião de planejamento, o sprint e várias outras atividades que devem ser executadas ao longo do processo. Tanto o owner quanto o master e o time devem ter atividades de acordo com os seus papéis fundamentais. E não podemos nos esquecer dos documentos, como o product e o sprint backlog. Ambos correspondem à definição do projeto em diferentes etapas.

E tudo isso, desde a escolha do projeto até agora, tornam esse método um dos mais eficazes no desenvolvimento de qualquer processo. Empresas de diversos segmentos estão apostando nisso. Confira abaixo algumas razões para o scrum ter essa popularidade.

Guia de Scrum

Vantagens de implementar a metodologia Scrum

A popularidade do scrum não é por menos. A cada dia as empresas enxergam essa alternativa como uma forma eficaz de atingir suas metas. E motivos não faltam para isso.

*Comunicação eficaz e objetiva: Como diversos setores estão interagindo ativamente, fica mais fácil compreender o que deve ser feito para o projeto ter um melhor resultado. Além disso, as chances de erros ou ruídos na comunicação serão menores.

*Interação entre os diversos setores: Uma das grandes dificuldades em implementar projetos em diversos setores está nisso, a comunicação entre as diversas áreas prejudica, em parte, esses processos. Com o scrum, há uma aproximação de profissionais de diferentes áreas. Isso facilita o dia a dia e os resultados do projeto.

*Rapidez nos processos: Como há uma interação constante dos profissionais de diversas áreas, há uma redução no tempo de execução dos projetos. São menos processos burocráticos, menos etapas e mais assertividade nas atividades diárias.

*Custo menor de investimento: Esse é um ponto significativamente importante na execução de projetos. Muitas vezes o mesmo começa com um valor, mas à medida que é desenvolvido, acaba aumentando seu custo. Com o scrum, há uma clareza nos processos e atividades, assim como nos prazos e custos. Assim é possível alterar algum ponto, caso tenha um custo alto, e investir em outros.

Toda empresa pode aplicar o Scrum?

Toda empresa, grande ou pequena, independentemente de seu segmento, pode aplicar o scrum na sua equipe. Isso é muito comum quando há um projeto grande que envolve diversos setores, mas nada impede que seja possível desenvolver em menor escala.

Como há uma visão de vários setores nisso, as chances desse projeto ser melhor executado é maior. E se a sua empresa é muito grande, essa é uma oportunidade de aproximar mais os setores de acordo. Há um sentimento de equipe que deve ser valorizado pelas companhias, sejam elas quais forem.

 Como colocar o Scrum em prática em uma empresa?

Agora que você já sabe o que é o scrum, chegou a hora de coloca-lo em prática na sua empresa. Para começar, analise o cenário do negócio. Assim é possível compreender melhor como desenvolver essa metodologia.

Após fazer essa análise, chegou a hora de definir que projeto deve ser desenvolvido. Escolha um e defina alguns pontos como: orçamento e tempo de execução. Isso vai ser interessante para nortear melhor seus colaboradores.

Após definir isso, comece a analisar quem será o scrum master e os outros profissionais envolvidos. Assim, com essa ideia das pessoas envolvidas, fica mais fácil compreender o processo todo. Afinal de contas, esse projeto deverá ser desenvolvido para melhorar em algum ponto a empresa.

E, durante o desenvolvimento desse projeto, sempre fique de olho no desempenho da equipe. Seja através de relatórios ou até mesmo de reuniões, você deve estar envolvido. Assim, caso tenha algo a ser alterado, dá para fazer isso sem prejudicar o andamento de todo o projeto.

Guia de Scrum

Conclusão

Percebeu como é simples a metodologia scrum? Agora que já entendeu e viu a importância disso, chegou a hora de colocar em prática. Planeje, execute e analise. Esses são os conceitos-chave para o sucesso da metodologia scrum no seu negócio.

E se você busca outras formas de desenvolver a sua empresa, fale conosco. Nós, da Diferencial TI, oferecemos as melhores soluções tecnológicas para alavancar seu negócio, seja ele novo ou consolidado no mercado. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo, ou deixe um comentário aqui no blog.

[]’s, 

 

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã da trilogia do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.