Vírus podem ser considerados softwares maliciosos que buscam roubar, alterar ou expor dados privados. Também são capazes de mudar as configurações e até mesmo tomar o controle de um computador de forma remota.

Todos os anos, os antivírus são atualizados, à medida que novos malwares, spywares e todo o tipo ameaça virtual são desenvolvidos, perpetuando uma espécie de batalha sem fim entre hackers e empresas de segurança em TI.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos os principais vírus da atualidade que podem afetar sua empresa e como você deve evitá-los. Continue a leitura para conferir!

Baixe o e-book agora!

Os principais vírus da atualidade

Backdoor

Normalmente escondido em arquivos baixados em e-mails ou páginas da web que se passam por sites de empresas conhecidas ou instituições bancárias, o backdoor recebe esse nome porque abre a porta ‘de trás’ do computador do usuário, permitindo ao hacker controlar a máquina sem o consentimento do usuário.

Para se proteger, é importante:

  • evitar download de arquivos de e-mails suspeitos, spams ou de desconhecidos;
  • tomar cuidados ao acessar o Internet Banking ou realizar compras em e-commerces.

Trojan Horse (Cavalo de Tróia)

Entre os principais vírus da atualidade, não poderíamos deixar de citar o Trojan. Apesar de ser um vírus antigo, muitos usuários continuam sendo vítimas desse tipo de ameaça todos os anos.

Esse vírus vem embutido em programas inofensivos, e o usuário baixa-o sem perceber e tem seu computador infectado — por isso, é conhecido como Cavalo de Tróia.

Embora a maioria dos antivírus o detectem facilmente, é importante ficar atento, durante a instalação de novos softwares no computador.

Klim

Atualmente, impulsionado pela ascensão do Facebook, o Klim representa uma boa parte das detecções realizadas por antivírus, sendo um dos principais vírus da atualidade.

Conhecido por se mascarar em forma de extensão de navegadores, esse tipo de vírus se passa por update para o Adobe Flash Player ou o Chrome e, ao se instalar na máquina, atua fazendo posts indesejados e curtindo postagens de perfis nas redes sociais.

Por mais que pareça “inofensivo”, ao contaminar o computador da empresa, pode fazer postagens diretamente pela página oficial e afetar sua credibilidade entre seguidores e clientes.

Além de utilizar um bom antivírus, uma das melhores formas de manter a saúde tecnológica do seu negócio é realizar consultorias e assistências técnicas com empresas de confiança regularmente.

Boot

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de vírus, pois ele é capaz de invalidar computadores por completo, impedindo que o usuário sequer consiga ligar a máquina para formatá-la.

Ele age infectando arquivos importantes para a inicialização das unidades de disco e discos rígidos do computador que afetam diretamente o boot do pc.

Keylogger

Um dos malwares mais utilizados para roubar senhas de e-mail, redes sociais, dados bancários e até mesmo cartões de crédito, o Keylogger é capaz de capturar tudo que o usuário digitar em seu computador e exibir diretamente na máquina do hacker.

Spyware

Assim como o Keylogger, os Spywares são capazes de roubar informações, rastrear os passos do usuário na internet e modificar o conteúdo de sites, para que sejam exibidas publicidades que disparam o download de outros executáveis, aumentando a infecção do computador.

Além de roubar dados como senhas e números de cartões de crédito, o Spyware também pode alterar as configurações da máquina e adicionar softwares indesejados. Ele se propaga por meio de páginas falsas, e-mails e softwares contaminados.

Baixe o e-book agora!

Conclusão

Para manter os computadores de sua empresa livre de vírus e proteger suas informações, é preciso:

  • usar antivírus de qualidade;
  • restringir a capacidade de fazer downloads apenas a funcionários autorizados;
  • contar com a ajuda de consultorias em TI periodicamente.

Gostou do artigo sobre os principais vírus da atualidade? Se você deseja implementar em sua empresa um sistema de monitoramento da informação que seja eficaz e de confiança, não deixe de conhecer a Diferencial TI

E qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail felipe.lucena@diferencialti.com.br ou deixar um comentário aqui no blog.

 

Grande abraço,

Felipe Lucena