A busca por uma rotina ainda mais produtiva a cada dia está se tornando uma das principais preocupações de empresas e colaboradores de um negócio. O motivo não é somente produzir mais, porém trabalhar de forma mais assertiva em um tempo menor e com chances de erro reduzidas. E nessa busca por transformar 24 horas em 48 horas, várias ferramentas estão se tornando mais populares no mercado.

Entre elas, uma que está conquistando cada vez mais espaço é o Scrum. Para quem não sabe, essa metodologia foi capaz de reformular várias empresas ao redor do mundo, independentemente do tamanho ou da área de atuação na qual se encaixavam. Além disso, esses mesmos negócios tiveram um aumento incrível na produtividade e no crescimento das mesmas.

Trata-se de uma maneira de fazer com que as equipes trabalhem como um time em busca de alcançar uma meta. Esse propósito é exposto e todos conseguem visualizar suas funções e o andamento do projeto. Dessa forma, todos os envolvidos compreendem na prática a importância de sua função e como cada um pode fazer a diferença independente das suas funções dentro da empresa. Outro diferencial dessa técnica é que os colaboradores executam várias funções, não ficando presos aos seus conhecimentos técnicos apenas. Isso permite que tenha uma liberdade na hora de solucionar problemas e questões, permitindo que essa troca de ideias crie um projeto único e eficaz.

As empresas estão enxergando cada dia mais o Scrum como uma maneira de obter os resultados esperados nas organizações ou colocar em prática aqueles projetos que estão no planejamento, mas estão demorando a serem finalizados por qualquer razão. E motivos não faltam para implementar ainda hoje essa metodologia Scrum no seu negócio. Entre esses motivos está:

Eficácia comprovada

O Scrum foca o seu desenvolvimento de projetos sobre os critérios definidos pelo cliente. E ao mesmo tempo em que esse produto é criado, o cliente pode dar sua opinião sobre o que precisa melhorar no projeto. Além de melhorar a percepção de como está o andamento do projeto, a empresa tem uma noção real do que o cliente quer e que aquele produto a ser desenvolvido corresponde ao que o cliente espera antes de terminar o serviço. Assim as chances de retrabalho são muito menores.

Comunicação melhor

Pode parecer óbvio, mas a comunicação pode se tornar um problema se não for bem realizada. Com o Scrum, toda a equipe precisa trabalhar como se fosse uma unidade. E a comunicação é transparente, pois todos tem acesso às informações e funções mesmo que não correspondam ao que executam no momento. Assim é possível ter uma clareza incrível sobre o papel de todos nesse projeto e como cada colaborador pode possibilitar uma execução melhor da sua atividade.

Maior motivação e engajamento da sua equipe

Como os seus colaboradores vão pensar como um, as chances de se empoderarem e se tornarem mais produtivos e assertivos nas atividades são maiores. Diversas pesquisas mostram as vantagens de investir em colaboradores felizes no ambiente de trabalho. Além de uma produtividade maior, as chances de terem um desenvolvimento junto com a empresa é maior e a sua capacidade de realização também é maior. Assim você retém talentos na sua empresa e ainda consegue crescer junto com esse colaborador, que se vê como parte da empresa e do propósito que a mesma se define.

Multifuncional

No Scrum, os colaboradores não estão presos por conhecimentos ou competências técnicas. Todos contribuem de alguma forma para que aquela meta se realize. E é a partir dessa mudança de perspectiva que é possível encontrar soluções incríveis para colocar aquele projeto em prática. Isso sem falar no aprendizado e na possibilidade de estreitar os laços entre a equipe, permitindo que pessoas que inicialmente não tinham tanto contato possam trocar ideias e melhorar o ambiente de trabalho.

Uma coisa é certa: não é difícil implementar o Scrum no seu negócio. Por se tratar de uma metodologia simples, qualquer negócio pode se beneficiar com essa prática. O número de funcionários também não é um fator decisivo, pois pode ser usado em uma equipe de grande porte ou uma com outras pessoas. O principal é que esses colaboradores se vejam como parte de uma só unidade e tenham determinação em atingir aquela meta.

Conclusão

Além da eficácia disso tudo, a praticidade de visualizar esse projeto por todos da equipe é fundamental para o bom andamento dele. E assim como a produtividade aumenta, o tempo de execução diminui. Isso acontece porque essa atualização constante e visualizada por todos permite alterar alguma coisa que o cliente não aprove sem precisar esperar muito. Os resultados favoráveis aparecem a partir de alterações não previstas inicialmente, afinal de contas nem tudo o que planejamos sai exatamente como o esperado.

E esses imprevistos no dia a dia não só são responsáveis por enormes prejuízos por parte das empresas, mas também por desmotivar colaboradores talentosos em busca do seu objetivo. Logo, a boa execução de um projeto pode não só afetar o propósito em si, mas toda a empresa e os funcionários que fazem parte dela. Faça um planejamento claro do seu projeto e invista na metodologia Scrum para ter um resultado eficaz para a sua empresa. Não tenha pressa, mas seja organizado e respeite os prazos para que o projeto se realize e seja concluído na data prevista. São pequenas coisas que, no final, acabam fazendo toda a diferença no resultado que você entrega, e também como a sua equipe cria um ambiente produtivo na sua empresa, independentemente do tamanho dela.

Você, como empresário de uma empresa ou então colaborador, invista em ferramentas que facilitem o seu trabalho no dia a dia. A tecnologia está trazendo cada vez mais formas de otimizar o seu trabalho, e também as atividades que executa. Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato comigo através do lameck.oliveira@diferencialti.com.br.

[]’s,

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.