Quando se fala em telefonia IP é muito comum que as pessoas confundam com a VoIP, mas a verdade é que elas guardam diferenças entre si. Enquanto a telefonia VoIP utiliza softwares para codificar os sinais de voz em sinais digitais, a telefonia IP usa aparelhos especiais diretamente ligados aos computadores. Sua qualidade de chamada também tende a ser maior, assim como a quantidade de recursos extras disponíveis.

Sendo assim, a telefonia IP é, por muitos, considerada a evolução da telefonia VoIP. Suas características são especialmente vantajosas para pequenas e médias empresas, que podem se diferenciar por esse investimento.

Pensando nisso, veja a seguir quais são as vantagens de investir nessa telefonia quando sua empresa é uma PME.

Redução de custos

Toda PME sabe que a telefonia pode ser responsável por um dos maiores custos da empresa. A necessidade de contatar parceiros e fornecedores e mesmo de falar com clientes leva a conta de telefone às alturas.

Sendo uma empresa de porte menor, os recursos são ainda mais escassos e os gastos excessivos no setor limitam outras áreas consideradas mais estratégicas. Com a telefonia IP, por outro lado, as chamadas são realizadas pela internet, levando a um custo muito mais em conta.

Favorecimento da comunicação interna

E por falar nisso, a redução dos custos também permite uma melhora na comunicação interna da empresa. Se com a telefonia convencional cada chamada entre ramais pode significar um aumento considerável no valor da conta, com a telefonia IP isso não acontece.

Dessa forma, a empresa consegue garantir que os funcionários se comuniquem sem onerar o pagamento da conta. De quebra, isso ainda garante uma atuação mais assertiva e com mais qualidade.

Aumento da produtividade

Outra questão importante para PMEs é que a telefonia IP é repleta de recursos. Por utilizar basicamente o computador, ela permite uma integração com e-mails, transmissão de dados como imagens e até mesmo a mobilidade.

Isso faz com que os colaboradores se tornem mais produtivos, pois, afinal, eles podem fazer mais do que uma simples chamada. Ao gastar menos tempo para realizar funções específicas, a equipe também custa menos para o negócio e oferece mais resultados.

Melhora no atendimento ao cliente

Essa possibilidade de integração e as diferentes funções também colaboram para a melhora do atendimento ao cliente. O uso de Unidades de Resposta Audível (URA) ou de redirecionamento automático de chamadas, por exemplo, faz com que essa telefonia gere melhores resultados para o cliente.

Com o gerenciamento de chamadas sendo mais fácil e o acesso a dados importantes acontecendo de maneira integrada, há mais chances de conseguir ajudar o cliente de modo a gerar satisfação.

Ganho em competitividade

Economizar tempo e dinheiro já é importante para qualquer negócio, mas para uma PME pode ser o que separa robustez e sucesso. Quanto mais economia há nesse sentido, mais a empresa pode investir em outros pontos considerados mais importantes.

Com isso, ela agrega mais valor ao seu produto ou serviço e se destaca dos concorrentes, mesmo os de maior porte. Sendo assim, a telefonia pode colaborar não apenas para o crescimento, mas também para o fortalecimento de PMEs.

A telefonia IP é uma forma barata, prática e integradora de gerar resultados para as PMEs. Graças às suas características gera economia, atuação otimizada e mais competitividade para essas empresas de menor porte.

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About Lameck Oliveira

Abracei como missão ajudar pessoas a entregarem o trabalho de forma mais ágil, organizada e colaborativa. Especialista em Jira, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.