Que a internet é fundamental para qualquer negócio, isso todos sabemos. Seja para operações do dia a dia ou para processos mais pontuais, há a necessidade de estar conectado. Por meio disso, é possível otimizar a performance da empresa assim como se tornar um diferencial competitivo forte.

Porém, mais do que estar conectado à internet, é essencial que o serviço seja de qualidade. Afinal de contas, de nada adianta estar na rede se a mesma não funciona da melhor forma e não realiza o que promete.

Mas grande parte dos problemas envolve a escolha da tecnologia. Muitas empresas ignoram que cada negócio possui uma necessidade específica relacionada a esse serviço. E isso, em parte, acaba atrapalhando na escolha correta da conexão. Uma das alternativas mais usadas é a internet dedicada. Agora eu vou te esclarecer tudo o que você precisa saber sobre isso.

nova_cta_especialista_2

 

O que é internet dedicada?

Internet dedicada é um tipo de conexão que oferece uma taxa alta de transferência de dados, além de ser mais estável. Trata-se de um serviço muito utilizado por empresas que tem vários acessos simultâneos, assim como:

  • Perda de Pacotes;
  • Congestionamento de tráfego;
  • Latência Alta;
  • Instabilidade.

Nesse caso, ainda há muitas dúvidas sobre o que é internet compartilhada e o que é internet dedicada. Conexão compartilhada é uma mesma rede onde vários usuários estão conectados. Isso afeta a velocidade, que diminui à medida que mais usuários se conectam, assim como causa instabilidade em toda a rede.

O principal motivo que torna a internet dedicada uma ótima opção é por causa do uso da fibra óptica, no qual possibilita uma entrega maior da velocidade. Isso sem falar na criação de um canal exclusivo para clientes e ainda a disponibilidade de quase 100%. Mas as vantagens não terminam aqui.

Os benefícios de investir na internet dedicada

Existem vários motivos que tornam a internet dedicada a melhor opção para o seu negócio. Para começar, o sinal é estabilizado de maneira que tenha um desempenho constante. Além disso, é capaz de viabilizar serviços de telefonia via VoIP com um custo menor. Para quem não sabe, por meio do VoIP é possível realizar diversas ações por meio da internet.

Não podemos nos esquecer da velocidade, item fundamental para o sucesso de qualquer serviço. Isso porque são diversas ações que são desempenhadas no dia a dia de uma empresa. Podemos ressaltar acesso a sites, realizar download ou upload e assim por diante.

Tudo isso gasta uma “quantidade” da velocidade total de internet. Então, mesmo que sejam realizadas todas essas atividades, a rapidez do carregamento das informações não se altera muito.

E também não há a oscilação de sinal. É muito comum que alguns serviços de internet sofram com alguma alteração externa e afete o desempenho da conexão. No caso da internet dedicada isso não acontece.

Há ainda um melhor desempenho em reuniões ou suportes virtuais. Como esta atividade consome muitos dados, acabaria afetando na performance geral. Com a internet dedicada isso não acontece, assim, as atividades não são interrompidas.

Sem falar no investimento. Estamos falando de um serviço de qualidade que vai trazer muito retorno positivo para o negócio, seja de forma direta ou indireta. Então vale a pena investir nisso para alavancar a sua empresa.

cta_especialistas

 

Qual o melhor momento para usar a internet dedicada?

Após estes esclarecimentos, deve ser feita a seguinte pergunta: “Quando usar a internet dedicada?”. Para responder isso, você deve observar o seu negócio. Compreenda as suas reais necessidades. Por exemplo: se a sua empresa for pequena e não tem muitos colaboradores que realizem atividades que consumam muitos dados, vale a pena buscar outro serviço de internet.

Por mais que você queira disponibilizar o melhor serviço para a sua empresa, muitas vezes naquele determinado momento não há essa necessidade. Então você pode estar investindo dinheiro em recursos que não serão bem aproveitados pela empresa. Compreenda exatamente o que você disponibiliza no seu negócio assim como as principais atividades que exigem o uso da internet.

Veja quantos computadores estão disponíveis no seu negócio assim como o uso de sistemas hospedados em nuvens. Além disso, tenha em mente qual estrutura deverá ser elaborada para que esse serviço seja implementado. Tudo isso deve ser levado em consideração para decidir o melhor momento para investir na internet dedicada.

Sem falar no custo. Ainda que seja um investimento viável e que traga retorno ao negócio, é interessante avaliar se o caixa suporta isso. Nesse caso, envolve uma preparação para a ação em si. Como você pesquisará os melhores serviços disponíveis, será mais fácil ter a média de custo da internet dedicada. Mas o trabalho não termina aqui, pois chegou o momento de escolher a empresa que vai disponibilizar a internet dedicada.

Dicas para escolher a empresa ideal de internet dedicada

Chegou a hora de descobrir como contratar o melhor serviço de internet dedicada. Começando pela empresa, busque uma que tenha especialização nesse tipo de serviço. Assim é possível ter a garantia da qualidade da internet. Lembre-se também de analisar os clientes com o mesmo perfil que a empresa.

Ainda tem a questão do contrato, que deve ter atenção máxima de quem contrata o serviço. Por meio deste documento, devem estar estipuladas claramente as seguintes informações:

  • A porcentagem de velocidade deve ser garantida em contrato;
  • Velocidade simétrica, ou seja, deve ser rápida para upload e download;
  • Link com disponibilidade alta.

 

cta_especialistas

 

Conclusão

Caso tenha alguma dúvida, sempre pergunte e esclareça antes de fechar o negócio. Verifique ainda como é a assistência técnica deste serviço. O suporte é fundamental para não atrapalhar muito a performance da empresa, no caso de ter algum problema.

Além disso, sempre acompanhe as métricas ligadas à performance da empresa. Mesmo depois de implementar o serviço, é essencial verificar se o serviço está sendo bem executado. É uma tarefa constante e que exige atenção de diversos setores. Inclua isso no planejamento anual do seu negócio, pois fará toda a diferença na hora de executar essa ideia.

E se você precisar de qualquer orientação, pode entrar em contato comigo pelo e-mail felipe.lucena@diferencialti.com.br ou deixar um comentário aqui no blog e será um prazer te responder! 

Forte abraço!

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.