Quando ouvimos falar de Scrum, precisamos pensar no nosso modo de vida acelerado: a nossa vida dentro das corporações está uma loucura! Com a correria de cumprir prazos e resolver problemas no cotidiano, uma das principais dificuldades de uma empresa é alcançar os resultados para os seus projetos.

Fazer com que tudo apresente resultados – no prazo determinado – é um desafio para os empreendedores em todos os mercados.

Para facilitar a elaboração de um projeto para empresas, existem algumas metodologias que podem colaborar com o desenvolvimento de projetos e fazer os prazos sejam cumpridos com mais facilidade.

Sem sombra de dúvidas, o Scrum é uma dessas metodologias que podem contribuir para a gestão do seu projeto. Neste texto, vamos abordar os benefícios deste método para sua empresa. Confira!

cta_blog_scrum

O que é Scrum?

Popular no mundo da tecnologia, este método foi desenvolvido para a elaboração de projetos software. O responsável por implementar o Scrum no mundo dos projetos foi o piloto militar e desenvolvedor de softwares Jeff Sutherland.

Este método propõe um acompanhamento integral do projeto desenvolvido. O Scrum determina que o projeto se divida em ciclos de atividades, onde a equipe deve realizar reuniões com frequência para acompanhar todo o desenvolvimento.

Em suas palestras, Sutherland diz que a principal inspiração para criar o Scrum foi a sua experiência como piloto de avião.

Durante o pouso de uma aeronave, ele explica que não existe uma única forma para colocar o avião na pista. Cabe ao piloto estar atento a diversos fatores e fazer tudo o que for necessário para garantir um pouso seguro.

Isso se relaciona diretamente com o desenvolvimento de um projeto, que também necessita deste mesmo acompanhamento para alcançar os objetivos estabelecidos e cumprir os prazos.

Os principais pontos do Scrum

Acompanhar cada passo da gestão torna o projeto cada vez mais visual. Esta é uma das vantagens do Scrum, que possibilita o acompanhamento detalhado das tarefas para a equipe. Muitas empresas têm dificuldade de visualizar o progresso, confundindo muitas vezes até mesmo em que estágio se encontra o projeto.

Os prazos do projeto tornam-se mais flexíveis para a equipe. Este método impede que todo esforço de entregar algo na data combinada, seja feito às pressas, devido a supostos imprevistos. O método pode elaborar uma estratégia mais objetiva de como resolver estes percalços, sem exigir trabalhos dobrados ou exaustivos.

Outro ponto importante do Scrum é o de valorizar o trabalho em equipe. O método consiste em dividir todo o detalhamento do projeto com cada indivíduo responsável, tornando o trabalho mais coletivo.

Termos técnicos mais utilizados no Scrum

O método inclui certos termos que ajudam a identificar diferentes etapas do projeto. Essas palavras são utilizadas para explicar, por exemplo, em qual fase a gestão se encontra ou o que deve ser feito para melhorar o desenvolvimento do projeto.

A palavra Sprints, por exemplo, possui três tipos de variações neste vocabulário. Utilizando apenas “Sprints”, é referente ao ciclo de cada projeto. Quando falamos em “Sprint Planning Meeting”, tratamos das reuniões realizadas (quando um novo ciclo se inicia no projeto). Por fim, para “Sprint Review Meeting”, são as reuniões realizadas no final de cada ciclo.

Além dos Sprints, termos como “Product Backlog” e “Daily Scrum” também aparecem. O primeiro significa o conjunto de objetivos voltados para o projeto, enquanto o segundo serve para identificar as reuniões diárias para o acompanhamento do projeto (assim como de cada atividade do time).

cta_blog_scrum

Conclusão

O Scrum pode dar suporte para pequenos, médios e grandes projetos. Este método pode ser adaptado para diferentes necessidades e prazos, fazendo com que a equipe de gestão tenha uma familiaridade com o seu uso e consiga entender, com mais clareza, todos os resultados já obtidos.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Scrum. Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas! 

 

[]’s,

Lameck Oliveira