Cada dia mais, os negócios estão se transformando graças às mudanças tecnológicas. A todo o momento, novas ferramentas e meios são desenvolvidos não só para otimizar o trabalho dos colaboradores como também a experiência dos clientes.

Em meio a tudo, uma metodologia que está chamando a atenção, especialmente no setor de TI, é o Scrum. Mas utilizá-lo da melhor maneira não é tão simples. Hoje vamos explicar tudo sobre o assunto e como otimizar suas ações.

nova_cta_e-book_scrum_1

O que é Scrum?

Scrum é uma forma de organizar e gerenciar trabalhos diversos. Através desta metodologia, podemos otimizar recursos e também o trabalho dos colaboradores. Basicamente, funciona com três pilares: papéis fundamentais, atividades básicas e também os documentos. Dentro destas três definições, podemos observar divisões, as quais respondem a estas estruturas já estabelecidas.

Nos papéis fundamentais, temos:

    • Product Owner – Representa o cliente no time, indicando quais recursos pode disponibilizar para a equipe. Orienta os colaboradores ao que é prioridade, assim como ser a ponte entre o time que desenvolve o projeto e o cliente.
    • Scrum Master – É o membro que lidera todo o processo de desenvolvimento, assim como está à frente no dia a dia no desenvolvimento do produto pela equipe. Pode ainda contribuir para aumentar a compreensão dos valores e princípios do cliente pelos membros do grupo.
    • Time Scrum – Trata-se do time de desenvolvimento. São os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. É composto por diversos profissionais de diversas habilitações e permite que um propósito tenha diversas visões que possam agregar valor ao desenvolvimento do projeto. Tem como principal característica ser auto gerenciável, pois as metas são estabelecidas pela própria equipe.

Já as atividades básicas são compostas por:

    • Planejamento do Sprint – Antes de tudo, você deve compreender que sprints são ciclos de 2 a 4 semanas de duração, nos quais os projetos são divididos. Trata-se de uma forma de prazo para as atividades serem realizadas. A reunião de planejamento é a ocasião na qual os itens que farão parte do sprint são debatidos e analisados.
    • Reuniões diárias – Também chamadas de Daily Scrum, são executadas para compreender o que está sendo desenvolvido ao longo do dia. Deve ter duração de no máximo 15 minutos.
    • Revisão do Sprint – Ocorre para verificar e também adaptar se o projeto está sendo desenvolvido pela equipe. Deve durar no máximo quatro horas e é feita no final do sprint.
    • Retrospectiva do Sprint – Está ligada à revisão e visa melhorar o trabalho do desenvolvimento. O Scrum Master promove reflexões voltadas para as atividades e os resultados obtidos.

Em relação aos documentos, podemos dividir em:

    • Product Backlog – É a lista de prioridades de todo projeto. Facilita a identificação das atividades mais urgentes das importantes. É o meio de comunicação entre o cliente e a equipe.
    • Sprint Backlog – É a lista de tarefas que serão executadas em um sprint. É exclusiva do time de desenvolvimento.
    • Definição de pronto – É a definição do que deverá ser alcançado quando finalizar o sprint.

cta_scrum_saas

Vantagens de investir no Scrum

Além de se tratar de uma estrutura organizada, através do Scrum é possível ter grandes resultados. Isto porque a equipe é composta por profissionais de diversos segmentos, contribuindo para o desenvolvimento de um projeto melhor. Com uma visão mais ampla e com menos capacidade de erros.

O Scrum também é composto por peças-chave, tanto de profissionais como também documentos elaborados com estruturas. E a comunicação é constante, evitando assim erros e a possibilidade de consertar uma mesma tarefa. Caso a atividade não tenha o resultado esperado, pode-se ainda compreender uma solução com tempo hábil.

Toda a estrutura do Scrum é desenvolvida para otimizar recursos e ações, além de guiar melhor os colaboradores. O resultado é um projeto melhor desenvolvido e com poucas alterações, uma vez que foi pensado de diversas maneiras.

O sprint do Scrum é capaz de agilizar os projetos, uma vez que há a identificação das prioridades a serem executadas naquele ciclo. Não podemos nos esquecer ainda da otimização da utilização dos recursos e colaboradores neste sprint, que são orientados a acompanhados de perto.

Como utilizar o Scrum em projetos de TI?

É possível usar o Scrum no desenvolvimento de projetos de TI. É importante compreender cada etapa para, assim, investir nesta metodologia no dia a dia de um projeto. Caso a empresa não tenha uma equipe completa e estruturada de TI, ainda assim permite o desenvolvimento do projeto.

Se tiver um setor de TI já presente, pode otimizar o projeto, assim como os recursos utilizados, incluindo colaboradores. Os ciclos guiam todos em relação a prazos e estabelecem prioridades. Ou seja, há muita possibilidade de ter vantagens com o Scrum. Basta definir um projeto a ser executado e colocar a metodologia em prática. Comece hoje com os recursos que sua empresa tem e otimize seus resultados.

Quando implementar o Scrum no setor de TI?

Não há um período certo para começar a colocar o Scrum em prática na empresa. Mas, quanto mais cedo, melhor será a performance. E deve ter todos os elementos presentes ou não será executado corretamente.

Observe os elementos disponíveis na sua empresa. Compreenda qual projeto deve ser realizado e quais recursos podem ser usados. Faça esse planejamento para não deixar esta ideia no papel. Invista no Scrum para otimizar as equipes e aumentar a produtividade das mesmas. Tenha métricas de desempenho para analisar a performance de forma mais objetiva. Estabeleça um prazo para colocar o Scrum em prática.

E se quiser aumentar ainda mais os resultados da sua empresa, busque outras soluções que otimizem seus recursos. Caso não tenha um setor de TI estruturado, terceirize este serviço. Além de ter um trabalho com profissionais que entendem as principais falhas presentes no TI.

E, se tiver o setor na sua empresa, a terceirização otimiza os recursos já disponíveis na empresa. É possível trabalhar em conjunto e aumentar a performance do setor e, como consequência, de todo o negócio.

cta_scrum_saas

Conclusão

Tenha em mente suas metas e busque soluções para atingi-las. A TI possui a maioria das soluções que podem fazer a diferença na sua empresa. Conheça os fornecedores deste serviço e veja qual atende melhor ao que o seu negócio precisa. 

Você pode implementar o Scrum atrás da tática dos post its, mas também pode utilizar softwares desenvolvidos para utilizá-lo, como o Jira Service Desk. Para saber maiores informações, me manda um e-mail para lameck@diferencialti.com.br e poderemos conversar melhor sobre as opções existentes e como a Diferencial TI pode te ajudar. Ou, se preferir, deixa um comentário aqui no blog. 

[]’.

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.