Você já pensou na aplicação de Scrum para agências de publicidade? Não? Então saiba que essa famosa metodologia de gestão de projetos de software pode ser utilizada para qualquer tipo de gestão.

Diversas empresas já estão utilizando o método ágil para gerenciar seus processos, e as agências de publicidade também podem ganhar muito com essa nova visão.

Ficou curioso? Neste post vamos demonstrar como implementar a metodologia Scrum para agências de publicidade e suas campanhas. Acompanhe!

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O que é Scrum?

Scrum é uma metodologia ágil, focada em desenvolvimento incremental de projetos, com grande participação do cliente e voltada para entregas de qualidade sem muita documentação ou processos que possam prejudicar o resultado final.

Seu surgimento se deu na indústria do software, com a dificuldade dos desenvolvedores de entregar o produto final no prazo estipulado para o projeto e com as especificações determinadas pelos clientes.

Suas bases estão fundadas no Manifesto Ágil, um documento desenvolvido e assinado por vários programadores. Hoje, o Scrum não é utilizado apenas para a criação de aplicações ou na indústria de TI, mas pode ser adaptado para qualquer tipo de projeto.

Como funciona o Scrum?

Dentro da metodologia existem papéis bem definidos e algumas etapas que devem ser cumpridas para que o resultado final possa ser alcançado com excelência.

Todas as atividades são divididas em unidades menores e setorizadas em iterações, chamadas de Sprints. Todas as funcionalidades são mantidas em uma lista conhecida como Product Backlog.

No início de cada Sprint é preciso realizar uma reunião, na qual serão selecionadas da lista todas as tarefas que o time vai desenvolver durante aquela iteração — sendo que cada Sprint não pode durar mais do que duas semanas.

O Product Owner — representante do cliente — realiza a priorização das tarefas de acordo com seu interesse. Quem deve gerenciar todo o processo é a figura do Scrum Master.

Por que as agências de publicidade devem adotar o método?

São várias as razões pelas quais as agências de publicidade deveriam adotar o Scrum como método de gerenciamento de seus projetos. Entre as principais podemos citar:

Transparência

O gestor — Scrum Master — tem uma visão geral de cada atividade que ainda deve ser desenvolvida, que foi finalizada ou que está em andamento, controlando melhor o tempo.

Produtividade

Ao minimizar a documentação e melhorar a comunicação da equipe, temos um aumento da produtividade geral, finalizando as atividades sempre dentro do prazo.

Divisão de tarefas

Todo o trabalho é dividido de acordo com as especialidades de cada um dos membros do time.

Redução de erros e atrasos

Como um representante do cliente faz parte direta do projeto e as atividades são realizadas em pequenas partes, há uma diminuição drástica de erros e atrasos.

Minimização de custos

As entregas dentro do prazo estipulado garante mais eficiência e, com isso, a redução de custos do projeto.

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Como implementar Scrum para agências de publicidade?

Vamos listar um passo a passo para que você possa implantar o Scrum na sua agência de publicidade. Confira!

Escolher um projeto

O primeiro passo é determinar um projeto piloto, pois não é recomendado implantar uma metodologia em todos os seus projetos em um primeiro momento. Essa atitude aumentará as chances de sucesso da implementação do Scrum e o aprendizado dos seus colaboradores sobre a nova metodologia.

Definir o Product Owner

O dono do produto, em uma tradução livre, é o responsável por realizar a ponte entre o cliente e suas expectativas em relação ao resultado final do projeto. Sua principal função é determinar quais são as prioridades do projeto e outros pontos como prazos e requisitos de cada uma das funcionalidades.

Esse profissional deve ter alto conhecimento acerca do negócio e autonomia para tomar decisões.

Nomear um Scrum Master

O Scrum Master é o gerente do projeto e deve resguardar todos os processos da metodologia, garantindo que as etapas sejam realizadas conforme o recomendado.

Esse papel deve ser realizado por alguém que tenha profundo conhecimento da metodologia Scrum para aplicá-la e garantir que as adaptações estejam de acordo com o método.

Criar o Product Backlog

O Product Backlog é uma lista contendo todas as atividades necessárias para obter o produto final do projeto, sendo organizada por prioridade conforme repassado pelo Product Owner.

Essa lista é de responsabilidade total do dono do produto, que deve construí-la de acordo com as expectativas dos stakeholders, principais interessados do projeto.

Montar o Team

O time Scrum deve ser formado por profissionais multidisciplinares, capazes de desenvolver cada uma das atividades do projeto de forma individual.

Com o passar do tempo, as trocas de conhecimento dentro de cada Sprint contribui para o desenvolvimento dos profissionais, que se tornarão cada vez mais capazes de resolver problemas.

Planejar o Sprint

Junto com toda a equipe é preciso determinar o tempo máximo de um Sprint — não mais do que duas semanas —, separando dentro do Product Backlog atividades que possam ser mantidas nesse prazo.

Quanto mais experiente a equipe for, mais acertada será a divisão de tarefas para um Sprint, garantindo o cumprimento dos prazos e a qualidade do resultado.

Realizar Scrum Daily

Antes de começar a desenvolver suas tarefas, é necessário realizar uma reunião rápida (e diária) entre todos os membros da equipe. O objetivo é verificar quais são os desafios enfrentados e como está o andamento das atividades.

Revisar o Sprint

Ao final do Sprint deve-se realizar uma reunião, na qual serão analisados os resultados finais da iteração, as atividades desenvolvidas, as possíveis dificuldades e os prazos. Todas essas informações podem ser utilizadas em um próximo Sprint.

Aperfeiçoar a metodologia

Por fim, é preciso utilizar-se das informações colhidas ao final de cada Sprint para continuar aperfeiçoando sua equipe na aplicação da metodologia Scrum, buscando melhorar ainda mais a cada nova iteração.

Agora que você já sabe como realizar a aplicação do Scrum para agências de publicidade, não perca mais tempo e não tenha mais atrasos ou erros nas suas campanhas e nos seus processos. Adote agora mesmo a metodologia ágil como seu principal método de gestão de projetos!

Quer saber como o Scrum pode aumentar a produtividade da sua empresa? Criamos um post incrível sobre o assunto. Leia agora mesmo!

 

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Lameck Oliveira