As inúmeras informações que circulam dentro dos sistemas de uma empresa, sejam elas relatórios mensais, senhas, dados pessoais, bancários, projetos, imagens, entre outras, devem receber uma atenção redobrada no sentido de segurança. Proteger tais dados de maneira correta, é de suma importância para o funcionamento de uma empresa.

Afinal de contas, você não quer ser mais uma daquelas pessoas que aparecem no Fantástico com o rosto escondido dizendo que a empresa teve todos os dados roubados, não é verdade?!

“Parabéns, eu tenho todos os seus dados”


Prejuízos causados

É importante mensurar que o vazamento de dados por acidente ou até mesmo invasão do sistema de uma empresa, pode gerar para a mesma. Dano à imagem da instituição, por conta da falta de Inteligência na área da segurança; perda da credibilidade e de contratos, devido à falta de confiança gerada para as empresas que são clientes ou eram potenciais clientes; cópia de projetos para outra empresa concorrente do ramo; desvios de dinheiro; entre outros. Esses são alguns dos prejuízos gerados por esse mal que pode afetar qualquer tipo de empresa, em qualquer setor.

Os gastos posteriores também afetam diretamente a empresa, que se verá obrigada a entrar com ações judiciais e arcar com custos para tal, custos para reparar tais danos, para fortalecer a segurança da informação dentro da empresa e para ressarcir, caso haja, desvios de dinheiros de maneira ilegal dos seus clientes ou até mesmo do próprio caixa da empresa.

Vale ressaltar ainda que muitas das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, acabam não se preocupando com a questão da segurança de suas informações, por considerarem que são irrelevantes para um hacker, por exemplo.

Porém, as mesmas esquecem  de duas coisas:

  1. que suas concorrentes de mercado querem ter acesso às informações de uma empresa, seja de projetos, recursos, clientes, metodologias etc, podem fazer uso de hackers para a invasão dos sistemas.
  2. a forma de ataque mudou, anteriormente os hackers miravam em uma empresa específica, mas hoje eles “jogam” o vírus na rede e nem sabem ao certo quem estão contaminando até terem contaminado.

Por conta dessa inocência, muitas empresas ainda não possuem uma segurança de informação efetiva dentro de suas empresas e estão a mercê de um vazamento de dados a qualquer momento.

Como proceder

Uma das maneiras mais eficazes de proteger uma empresa é garantir uma boa definição de senhas, que sejam fortes. Alternar letras e números, caracteres minúsculos e maiúsculos, e até mesmo o uso de símbolos, são alternativas. A atualização constante também é necessária, de preferência a cada 30 dias.

Os e-mails recebidos pelos funcionários também podem ser uma arma contra os dados de uma empresa. Muitos hackers se utilizam desse meio para invadir um computador, gerar vírus e, consequentemente, acessar sistemas. E-mails de remetentes desconhecidos não devem ser abertos. E para reforçar ainda mais, instalar um antivírus também é essencial.

Outro fator importante é a redução ao máximo do fornecimento de informações pessoais e financeiras da empresa para pessoas via internet. Caso não seja necessário ou de extrema urgência, repasse esse tipo de informação apenas pessoalmente e para pessoas conhecidas e ligadas ao seu negócio.

Um backup do dados também deve ser feito de maneira constante. Caso algum hacker limpe todos os dados para prejudicar a empresa, a mesma ainda terá suas informações salvas. Vale salientar que a presença de uma equipe de tecnologia da informação pode auxiliar e muito para a segurança completa da empresa.

Conclusão

Você pode fazer uso de boas práticas para evitar o vazamento ou perda de informações, e garantir que seu negócio está protegido. 

Caso você tenha sido vítima de algo desse tipo ou está em busca evitar situações desagradáveis como essa, entre em contato com a Diferencial TI, será um prazer orientá-lo no processo. E qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail 📧 lameck.oliveira@diferencialti.com.br ou deixar um comentário aqui no blog.

[]’s e sucesso,

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.