O uso de software pirata, apesar de muito comum, é, na verdade, uma prática arriscada, pois o nome e a credibilidade do seu negócio podem estar em risco caso a prática seja descoberta, por exemplo, pela Microsoft. 

Um dos softwares mais utilizados, presente na maioria das organizações, o Windows, pertence a gigante norte-americana, que resolveu fechar o cerco contra a pirataria e fiscalizar as empresas que utilizam suas ferramentas. A fiscalização da Microsoft (que está ocorrendo nas empresas – vale a pena ficar atento!), resulta no pagamento de multa, além de inúmeros inconvenientes. 

Mas, calma! Se você possui um software pirata, neste artigo nós vamos te ajudar a reverter esta situação, continue a leitura e conheça outras vantagens da importância de possuir um software licenciado. 

cta_especialista

O que acontece se a Microsoft descobrir?

Conforme mencionamos no início do artigo, a Microsoft está reforçando a fiscalização e o combate à pirataria dos seus produtos: o trabalho está sendo feito pela própria companhia e também por empresas parceiras. 

Basicamente, o processo consiste no recebimento de e-mails e/ou telefonemas com a alegação de uma denúncia sobre a utilização do Windows não licenciado, por exemplo. Esses avisos normalmente virão junto com um pedido para o levantamento das licenças de uso.

Após esse levantamento inicial, será enviado um novo e-mail com um relatório de análise. Caso haja desconformidades, certas ações lhe serão impostas, e o que você deverá fazer é simples: segui-las! 

Felizmente, as multas e os problemas com a justiça só ocorrerão se você não seguir a orientação da Microsoft. E qual será a orientação? Comprar o software original dentro do prazo estabelecido.

E como legalizar um software pirata?

Mas como licenciar um software que a sua empresa já utiliza em sua rotina diária?

A empresa pode entrar em contato com o fornecedor do software utilizado e solicitar novas licenças para ele. Com isso, pode continuar utilizando a aplicação e contando com todas as vantagens de um software licenciado.

Caso a demanda se faça por uma nova solução, a compra direta por um pacote de programas já acompanhados de licença de uso é uma saída.

Ainda segundo a pesquisa apresentada pela BSC, 15% dos funcionários instalam softwares nos servidores da empresa sem a permissão do gestor de TI. Estar atento a esse tipo de situação também é imprescindível para evitar surpresas desagradáveis.

cta_especialista

Quais os benefícios da legalização?

Mas afinal, por que a legalização é tão importante? E quais os benefícios para aqueles que optam pelo licenciamento de softwares utilizados em suas empresas? Confira!

Suporte dos fornecedores

A partir do momento que você utiliza de um software licenciado, terá o direito de questionar o fornecedor acerca de qualquer problema ocorrido.

suporte oferecido pelo provedor de uma solução faz parte de seu custo de licenciamento. Ao optar por investir em uma licença, você poderá fazer uso dessa vantagem que não é oferecida aos usuários piratas.

Segurança de dados

Um sistema pirateado é uma porta de entrada para visitantes mal intencionados que podem roubar seus dados.

Muitas distribuições de softwares piratas são feitas por hackers, que conseguem invadir os códigos fontes dessas aplicações para desabilitar a necessidade de licença. Só que esses “robins hoods” podem inserir códigos maldosos nos sistemas para ter acesso aos dados da sua empresa!

Redução de custos indesejáveis

Em um caso recente da justiça brasileira, a Universidade Candido Mendes teve um prédio pertencente a ela leiloado para o pagamento de dívidas recorrentes do uso do sistema operacional da Microsoft sem o pagamento de seu licenciamento por 17 anos.

O uso de software pirata pode parecer uma economia. Mas as consequências do uso de sistemas sem licenciamento podem ser desastrosas para qualquer empresa.

cta_especialista

Conclusão

Se você quer realmente reduzir os custos da sua empresa e aumentar a produtividade, esqueça o software pirata! Entre em contato com a Diferencial TI, ou marque com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

[]’. 

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.