Já ouviu falar em Kanban? Você está começando um novo negócio e quer aumentar suas chances de sucesso? Pois saiba que toda empresa, independentemente de seu porte, precisa planejar e estabelecer processos internos.

Um conjunto bem ordenado de processos centrais permite que sua empresa melhore e agilize de maneira consistente suas operações, como também torna mais provável a expansão sustentável dessas operações.

Confira o post abaixo e comece agora mesmo a implantar o Kanban agora mesmo na sua empresa!

Uma verdade absoluta

Muitos dos novos empreendedores estão tão ansiosos para começar e muitas vezes não pensam muito sobre como devem projetar e construir os sistemas operacionais que definem seus negócios.

As principais áreas de negócios que exigem uma base sólida e estruturada para produzir os melhores resultados incluem:

Quão organizada é sua empresa?

Quando você é proprietário de uma pequena empresa, especialmente um novo proprietário de uma pequena empresa, muitas vezes é forçado a trabalhar com um orçamento limitado e uma equipe ainda mais limitada.

Isso pode significar acumular várias funções e dobrar uma ampla gama de tarefas profissionais – da contabilidade à geração de novos clientes.

Mas tudo isso, indo e voltando entre as responsabilidades, pode levar as coisas a perder-se pelo caminho. As faturas são perdidas e não são pagas. Dúvidas de clientes não são respondidas. E as encomendas começam a superar suprimentos e a força de trabalho necessária para atendê-las.

Se sua empresa emprega um punhado de pessoas ou dezenas de trabalhadores, os sistemas de negócios que são organizados adequadamente o colocarão no caminho certo e o manterão lá.

Você economizará um tempo valioso, que pode ser investido de volta no crescimento da sua empresa. Além disso, você estará bem melhor preparado para vencer as dificuldades e permanecer lá por muito tempo. 😉

É onde o Kanban aparece

Desenvolver novos processos internos e manter-se organizado é muito mais simples com o uso de um sistema Kanban. O Kanban assume algumas formas, podendo ser aplicado em uma lousa na parede, um software, planilhas Excel ou o mais utilizado atualmente, aplicativos.

Mas o design central é muito simples. Há uma tela com algumas linhas verticais, com cada linha indicando o progresso através de um processo de trabalho. Quando uma nova tarefa é formada, ela recebe sua própria “carta” e a carta é movida pelas linhas da esquerda para a direita, à medida que a tarefa avança.

O fluxo de trabalho de estilo Kanban torna fácil conhecer rapidamente o estágio atual de todas as suas tarefas em aberto.

O Kanban começou como um sistema de fabricação japonês, altamente visual desenvolvido pela Toyota. Quando um pedido de carro era iniciado, um novo cartão era criado e, em seguida, movido de linha para linha, à medida que o processo de fabricação progredia.

Existem centenas de aplicativos Kanban, mas alguns dos mais comuns incluem:

Por que é tão crucial para o seu negócio digitalizar e priorizar o desenvolvimento do processo? A resposta para isso pode ser encontrada nas muitas histórias de sucesso de Kanban, incluindo aquelas de empresas multimilionárias, como a Siemens Health Services.

Mas, na maioria das vezes, é apenas uma maneira realmente fácil e acessível de melhorar os fluxos internos de trabalho e manter-se organizado.

Kanban em Vendas

Embora originalmente desenvolvido como um método de fabricação enxuta, o Kanban foi amplamente adotado nas vendas. O funil de vendas tradicional adotado pela maioria das organizações se ajusta perfeitamente ao modelo Kanban.

Por exemplo, se sua organização tiver cinco estágios no processo de vendas, um novo cartão será criado quando um lead for gerado. Depois que o lead é qualificado, o cartão é movido um estágio para a direita, para a coluna qualificada.

O Kanban para vendas é, normalmente, adotado por gerentes e representantes de vendas. Os representantes de vendas adoram, porque eles podem dizer exatamente onde estão em um acordo em um piscar de olhos.

E os gerentes de vendas adoram porque podem quantificar com precisão o estágio de vendas, alocando porcentagens de fechamento a cada estágio do funil.

Interconectividade Kanban

Os usos do Kanban não se limitam apenas a vendas ou fabricação. Em qualquer lugar do seu negócio existe um sistema que requer atenção, o Kanban provavelmente pode ajudar.

Um dos maiores benefícios de usar o Kanban é que ele conecta as funções de negócios de vários departamentos, tornando-os mais interativos e visíveis para todos.

Além disso, muitas ferramentas do Kanban usam a API para se comunicar com outras ferramentas de negócios, como tickets de atendimento ao cliente ou soluções de gerenciamento.

Independentemente de serem relacionados a produção ou vendas, o Kanban facilita a modificação de suas operações à medida que sua empresa cresce. E isso pode ter um papel fundamental em ajudar você a gerenciar seus negócios de maneira eficiente.

Conclusão

Como uma metodologia enxuta projetada para aumentar a eficiência, reduzir possíveis erros e comunicar o progresso, o Kanban é a maneira ideal de gerenciar e melhorar o fluxo de trabalho de sua empresa – da definição da tarefa à entrega ao cliente.

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Lameck Oliveira