VoIP é a alternativa mais popular para os sistemas telefônicos comerciais que utilizam telefones fixos, oferecendo mais recursos ao mesmo tempo em que custa menos do que os tradicionais sistemas de telefonia analógica e as Redes Digitais de Serviços Integrados (RDSI).

Como consequência, o total de usuários de VoIP já passa de 1 bilhão, e esse número tem crescido a cada dia. Essa tecnologia de chamada de voz existe desde meados dos anos 1990 e é usada por quase 40% das empresas em serviços de atendimento e telemarketing, além de muitos dos aplicativos que permitem chamadas telefônicas. Entretanto, poucas pessoas entendem completamente o que é o VoIP e como ele funciona.

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A história do VoIP

As primeiras chamadas VoIP foram feitas pela ARPANET, uma rede de agências de pesquisa que criou as tecnologias que se tornaram a base para a internet, ainda em 1974. Entretanto, a tecnologia VoIP que conhecemos e usamos hoje foi inventada pela empresa israelense VocalTec, em 1995.

O VoIP começou como um projeto doméstico, mas se tornou pioneira com a ampla disponibilização do primeiro “telefone na internet”, como era chamado. Logo após o lançamento, surgiu o correio de voz e, alguns anos depois, a VocalTec criou chamadas de computador para telefone, bem como chamadas de telefone para telefone.

Mas foi apenas na década de 1990, quando os preços dos hardwares caíram e o cenário econômico global começou a melhorar, que o interesse das pessoas em relação às chamadas de voz pela Internet aumentou e transformou a VoIP em uma boa escolha.

Mesmo assim, havia poucos incentivos para usar uma tecnologia considerada redundante, uma vez que apresentava baixa qualidade de som e o conceito de chamadas “gratuitas” era comprometida por uma tonelada de anúncios nos softwares. 

No início dos anos 2000, a qualidade e a conectividade das chamadas melhoraram a partir da disponibilidade da Ethernet de banda larga. Isso fez com que as pessoas, assim como as empresas de todo o mundo, finalmente começassem a perceber os benefícios da tecnologia, mesmo que a chegada da banda larga tenha feito com que os custos operacionais aumentassem.

Então veio o Skype, a empresa que “mudou para sempre o que vestimos na frente do computador”. Começando com as chamadas de voz em 2003, o Skype era flexível e atento às demandas do usuário, motivando assim a inclusão das funcionalidades de videochamadas. A política de bloquear e limitar softwares e hardwares de terceiros foi outro fator que fez com que o Skype se tornasse o líder em um mercado que cresceu muito em poucos anos.

Desta forma, ao permitir cortar custos para consumidores e empresas, a tecnologia VoIP se popularizou, tornando-se quase onipresente em negócios e comunicação pessoal — até hoje, em países com baixa infraestrutura de comunicação, as chamadas de voz via internet ainda são ótimas opções de chamadas com baixo custo.

E, como está o mercado atual? O VoIP evoluiu para a tecnologia que impulsiona inúmeros  aplicativos de comunicação, permitindo chamadas muito mais avançadas que incluem vídeos e o envio de arquivos.

Com o advento de uma infinidade de avanços tecnológicos, como a banda larga e, posteriormente, o Wi-Fi, além de recursos de integração com a telefonia tradicional — sem falar no surgimento do Skype como um modelo completamente revolucionário para o modo como as pessoas desejam que suas comunicações funcionem —, o VoIP se tornou parte integrante do dia-a-dia de muitas pessoas e negócios em todo o mundo transformando-se em uma das tecnologias mais relevantes do setor de comunicações.

O que é o VoIP?

VoIP é o nome de uma tecnologia de comunicação que significa “Voice over Internet Protocol” (“voz sobre protocolo de Internet”, em tradução livre), ou, em outras palavras, são chamadas de voz transmitida através da rede mundial de computadores.

A rede de protocolos de Internet (IP) é suportada por todos os tipos de redes: corporativas, privadas, públicas, por cabo e até redes sem fio. O VoIP é executado em qualquer uma destas redes. Atualmente, no setor corporativo, a opção de rede privada dedicada é o tipo mais popular. Para o trabalhador remoto ou o usuário doméstico, o preferido é a banda larga.

No entanto, você pode estar se perguntando como essa rede de comunicação pela internet afeta o seu telefone real. Essa é a parte mais interessante: você pode acessar sua conta na rede VoIP usando um telefone fixo, um telefone IP sem fio (semelhante a um telefone celular) ou, até mesmo, um teclado de discagem virtual no seu notebook ou computador de mesa. VoIP pode ser totalmente portátil!

Além disso, você pode acessar a Web a partir do seu telefone IP, permitindo que você receba chamadas importantes (ou não tão importantes) e e-mails em movimento. É como ter um PC de bolso e um celular em um só. Até aí, nada demais, afinal, os smartphones já fazem isso, certo? A diferença é que, com o VoIP você pode ter um sistema de telecomunicações projetado especificamente para sua rede e por um custo muito menor para as suas ligações.

Como você pode imaginar, o VoIP é uma tecnologia que apresenta muitas vantagens. Entre elas, podemos citar a flexibilidade e tempos de resposta mais rápidos que se traduzem em maior satisfação do cliente e maior produtividade em toda a organização.

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Como o VoIP funciona?

O VoIP funciona como qualquer pacote de dados que você envia pela Internet, como mensagens de WhatsApp ou e-mail, convertendo a comunicação de voz em dados e enviando através de uma rede IP, tornando desnecessária a existência de uma linha telefônica tradicional instalada em sua empresa ou residência, já que você pode fazer chamadas usando sua conexão à Internet.

Um dos principais benefícios de usar um sistema VoIP para suas comunicações é que ele reduz a dependência de empresas provedoras e também diminui o uso de grandes quantidades de aparelhos caros e soluções mirabolantes.

O VoIP possibilita combinar suas comunicações de voz e internet no mesmo serviço. Além de ser mais fácil de usar, instalar e manter do que os serviços de comunicação de voz tradicionais, o que possibilita expandir a rede ou adicionar novos recursos essenciais à medida que as necessidades da sua empresa crescerem.

Como o VoIP é executado em uma rede IP, todos os seus dados podem ser armazenados na nuvem e as configurações são acessíveis por meio de um painel ou aplicativo on-line universal. Esse painel permite que os usuários acessem seus dados (contatos, números de telefone, informações do cliente), definam novas configurações de chamada e adicionem novos números de telefone remotamente.

Com todas as comunicações em um só lugar, não é de admirar que as empresas tenham adotado rapidamente essa nova tecnologia nos últimos anos.

VoIP para empresas

Se você chegou até aqui, você provavelmente deseja expandir as suas possibilidades de comunicações ao mesmo tempo em que diminui os custos operacionais. Assim, é essencial ter uma compreensão mais profunda sobre como o VoIP pode ajudar o seu negócio a crescer e ser mais lucrativo.

Por isso, queremos ter certeza de que você tenha uma sólida compreensão sobre o VoIP, seus requisitos e recursos. Começaremos com o modo como o VoIP usa uma rede IP para enviar dados de um dispositivo para outro.

O processo começa a partir seus dispositivos, como computadores, smartphones, aparelhos de telefone fixo IP, entre outros. Esses dispositivos habilitados para utilizar protocolos específicos são usados para fazer chamadas pela rede VoIP. A partir desse ponto, seu sistema VoIP pode se conectar a dispositivos que também estejam habilitados para esses protocolos.

Antes, porém, ele precisa viajar pelo roteador conectado à sua rede LAN comercial, e esse é um equipamento que desempenha um papel fundamental no modo como você recebe e faz chamadas.

Um sistema telefônico analógico funciona com o seu telefone sendo conectado a uma linha de transmissão de cobre — também conhecida como “o fio do poste” — e viaja através de um servidor localizado provavelmente em seu escritório.

O VoIP é diferente dos telefones fixos porque não usa linhas telefônicas. Em vez disso, ele usa a internet que se conecta através de um roteador VoIP ou diretamente através do seu dispositivo conectado à internet. Nos sistemas VoIP mais populares, quase todo o processo acontece na nuvem e isso quer dizer que a sua empresa não precisa construir uma rede interna ou montar um servidor caro.

O roteador pode se conectar a qualquer solução de Internet que você possua, acessando a rede IP fornecida pelo seu provedor de serviços de Internet. A partir daí a sua solução VoIP pode começar a acessar qualquer número de telefone e se comunicar livremente.

A característica mais surpreendente sobre como o VoIP funciona é a flexibilidade que você tem para usar praticamente qualquer dispositivo que desejar. Quer esteja usando um softphone — software que permite transformar tablets, computadores e dispositivos móveis em um telefone VoIP em seu computador — ou encaminhando suas chamadas para o celular por meio de um painel ou aplicativo on-line, você pode acessar sua linha telefônica de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.

A capacidade do VoIP de fornecer aos usuários acesso remoto à sua linha fixa de casa ou do escritório é uma das muitas razões pelas quais muitas pessoas migraram para essa tecnologia. Com tantas empresas funcionando em horários de trabalho não tradicionais ou utilizando o trabalho remoto, esta é a primeira vez que os usuários podem ficar conectados com facilidade à comunicação do escritório a partir de qualquer lugar.

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A tecnologia envolvida no VoIP

Agora que você tem uma compreensão básica de como o VoIP funciona e seus benefícios, vamos conhecer um pouco mais fundo a tecnologia inovadora que torna tudo isso possível.

Codecs

A maioria das pessoas nunca ouviu falar de um codec, mas isso é uma parte fundamental para o funcionamento do VoIP. Um codec é um software (ou hardware, dependendo do dispositivo) incorporado ao seu modem ou acessado por meio de um adaptador. Sua única função é converter a voz dos usuários em dados. A voz viaja pela rede IP, onde o codec decodifica a informação sonora transformando-a em dados que são enviados pela rede. Por fim, ele converte todos os dados em áudio novamente ao chegar no destinatário.

O codec é a principal razão pela qual podemos falar em tempo real com outra pessoa através do VoIP. Ele é capaz de transportar milhares de amostras de voz no intervalo de apenas um milissegundo. Essas amostras são responsáveis pela clareza que você ouve quando fala com alguém ao telefone. Se o codec estiver sendo executado em uma rede lenta ou não funcionar corretamente, a chamada não irá  como deveria.

Comutação de pacote

Depois que o codec converte sua voz em dados, esses dados são divididos em centenas ou milhares de partes menores chamadas de pacotes de dados. Esses pacotes são transmitidos ao seu destino final em questão de milissegundos antes de serem remontados em sua ordem correta no aparelho do destinatário.

Para evitar “engarrafamentos” com esses pacotes, cada pacote pode seguir um caminho diferente para chegar ao destino pretendido. Esse processo de envio de pacotes através de rotas mais eficientes para um determinado instante é chamado de comutação de pacotes.

A tecnologia de comutação de pacotes e o codec funcionam em conjunto e ambos precisam estar funcionando corretamente para fazer chamadas VoIP bem-sucedidas.

Telefones IP

A maioria das pessoas provavelmente já se comunicou através de um telefone IP, quer elas saibam ou não. À medida que as empresas continuam a migrar para o VoIP, elas também aproveitam os recursos adicionais que acompanham os telefones IP.

Então, qual é a principal diferença entre um telefone tradicional e um telefone IP? Um telefone IP, muito parecido com uma rede VoIP, está conectado à internet via Wi-Fi ou ethernet. Em vez de acessar dados e fazer uma chamada por meio de uma linha telefônica fixa, os telefones IP solicitam e enviam informações pela rede IP conectada — redes IP (e endereços IP) são fornecidas por seus provedores de VoIP.

A vantagem é que todos os benefícios que tornaram o VoIP tão popular são facilmente acessíveis a partir de um telefone IP.

Adaptador para telefone analógico (ATA)

Um adaptador de telefone analógico (ATA) normalmente vem na forma de uma caixinha (semelhante a um modem) que as empresas alugam do seu provedor de serviços. Esta caixa se conecta a um modem ou roteador e executa a função de um telefone IP típico, convertendo voz em dados e enviando-os pela Internet, em vez de usar o sistema analógico.

O uso de um ATA também oferece aos usuários acesso a alguns recursos e benefícios dos telefones IP, mas não todos.

Softphone

Outra maneira de usar seu serviço de VoIP é através de um softphone. O softphone é um software que possibilita fazer chamadas a partir de outros dispositivos que não sejam um telefone (laptops e tablets, por exemplo).

Ao fazer uma ligação pelo Skype ou pelo WhatsApp, você utilizou um softphone e não sabia. Para utilizar esta tecnologia basta instalar o programa na sua área de trabalho e conectar um fone de ouvido e um microfone!

Há muitos benefícios em usar um softphone – a economia de custos é uma das mais óbvias. O uso de um softphone permite que as empresas usem uma solução de VoIP sem precisar investir em novos telefones IP. Assim, cada provedor de VoIP cria seu próprio programa que as empresas farão o download em seus desktops.

A maioria dos softphones é extremamente intuitiva, com teclado digital e acesso a contatos que funcionam de forma semelhante a um telefone celular — o que significa que a maioria das pessoas já vai saber como usar desde o primeiro contato.

Vantagens do VoIP

Com o crescimento rápido do VoIP e das chamadas pela internet por aplicativos (como o WhatsApp) e o custo cada vez menor desse tipo de serviço, fica mais fácil ver as vantagens das comunicações de voz pela internet em substituição ao modelo de chamadas tradicional.

VoIP é muito mais simples

A tecnologia do VoIP é bastante intuitiva: instalar, configurar e manter; mesmo que o usuário tenha pouco conhecimento técnico. Em vez de contratar alguém para fazer a instalação telefônica na sua empresa, você pode simplesmente configurar um telefone VoIP e pronto, já pode começar a realizar chamadas.

Além disso, o VoIP torna o processo de adicionar novos usuários muito fácil, especialmente nos serviços na nuvem em que a adição ou a alteração da configuração do sistema podem ser feitas completamente online.

É um sistema altamente flexível

Não é nada fácil prever a infraestrutura de comunicações que a sua empresa pode precisar no futuro imediato, o que pode ser um problema sério se você tiver um sistema de telefonia tradicional, pois significa que você vai precisar fazer uma estimativa cuidadosa para evitar comprometer o seu capital com linhas telefônicas que não vai usar.

Utilizando o VoIP no seu negócio tudo fica mais simples, pois você pode aumentar o número de linhas telefônicas assim que um novo funcionário entrar na equipe, e quando um funcionário sair, você poderá facilmente realocar ou eliminar a linha VoIP de forma rápida e barata.

É conveniente

Quem precisa trabalhar remotamente ou está mudando de escritórios vai perceber rapidamente como o VoIP é uma mão na roda. Os sistemas telefônicos VoIP, em especial aqueles hospedados na nuvem, permitem que os usuários acessem um software online para reconfigurar o sistema a qualquer momento.

Apresenta recursos familiares

Tudo o que você espera dos sistemas telefônicos tradicionais pode ser encontrado em sistemas VoIP físicos e na nuvem, como recursos de gerenciamento de espera das chamadas, transferência de ligações, busca de chamadas, interligação de chamadas (conferência), entre outros.

Tem suporte a fax!

O envio de fax pela internet (conhecido como fax por IP) é outro recurso interessante possível pela tecnologia dos de telefonia VoIP. Apesar de vivermos na era digital, os faxes ainda são necessários em muitos casos, e os serviços de VoIP hospedado permitem usar um fax online para enviar e receber documentos com facilidade.

É econômico

Economizar dinheiro é a vantagem mais importante da telefonia VoIP. Os sistemas tradicionais sempre foram caros, especialmente no Brasil. Lembra da época em que as linhas telefônicas eram declaradas no imposto de renda? Para o usuário residencial, a situação mudou, mas muitas empresas ainda estão reféns dos altos custos para instalar, configurar e manter as linhas telefônicas tradicionais.

Com a tecnologia de telefonia VoIP, você não apenas economiza nos gastos de infraestrutura e instalação, mas as chamadas em si também são muito mais baratas. Isso significa que, se o seu negócio realiza muitas ligações para o exterior, os sistemas de telefonia VoIP têm um custo-benefício ainda melhor.

Aumenta a produtividade

O VoIP aumenta a produtividade diminuindo as possibilidades de chamadas ocupadas, um problema em muitas empresas que frustra os clientes e reduz as vendas, inibindo o crescimento das empresas.

Com o VoIP, os números de telefone podem ser programados para tocar em vários dispositivos antes de prosseguir para o correio de voz. Isso reduz a probabilidade de funcionários e clientes não conseguirem se comunicar, o que já é uma baita vantagem.

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Conclusão

Como você pode ver, tanto os usuários domésticos quanto as empresas têm uma ampla gama de vantagens ao migrar das linhas telefônicas tradicionais para o VoIP. Existem muitas empresas que oferecem diversos tipos de soluções de VoIP com ótima qualidade e baixo custo além de oferecerem muitos outros benefícios que não estão presentes na telefonia tradicional.

E se você ainda ficou com alguma dúvida, deixa um comentário aqui no blog, ou, se preferir, me manda um e-mail para  felipe.lucena@diferencialti.com.br.

Forte abraço,

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.