Diante do sucesso que o Jira Service Desk vem fazendo entre os médios, grandes empresários e as equipes de suportes, é provável que você já conheça essa plataforma, tenha ouvido a respeito dela ou lido por aí.

Mas caso esteja se informando sobre ela pela primeira vez, não fique preocupado, pois, neste texto, iremos apresentar o essencial a respeito dela. Ao longo deste conteúdo, você saberá o que é e quais vantagens ele pode proporcionar ao seu negócio. Pegue um lápis e anote tudo, combinado?

nova_cta_especialista_atlassian

 

Afinal, o que é o Jira Service Desk?

Lançado em 2013 pela Atlassian, o Jira Service Desk, é uma plataforma ou um software voltado para equipes de profissionais que trabalham oferecendo serviços de suportes técnicos, precisamente.

A proposta dessa solução é garantir que tais profissionais consigam desempenhar sua atividade de suporte de forma eficiente, ágil e interativa, agregando valor ao seu negócio.

Para isso, o Jira Service Desk oferece diversas funções (integração de CRM, notificação ao cliente, e-mail personalizado, maior divulgação da organização etc.) e uma interface intuitiva, que colabora para uma experiência positiva do usuário, sobretudo, e para a obtenção de melhores resultados.

Quais são as suas principais vantagens?

Agora que você tem uma noção a respeito do Jira Service Desk, talvez tenha ficado mais fácil imaginar quais vantagens ele pode oferecer ao seu negócio. Bom, para que isso fique ainda mais claro em sua mente, elencamos a seguir as principais:

Integração de CRM resulta em maior proximidade com os clientes e alta capacidade de gestão

Utilizando essa plataforma, é possível integrar softwares de gestão ou gerir a relação com os clientes diretamente a partir dela, ou seja, em um único lugar. Isso, além de trazer maior proximidade com eles, pode garantir que entregue um trabalho assertivo e capaz realmente de atender aos interesses destes.

Isso porque eles podem acompanham os processos, visualizando e compartilhando as solicitações, bem como as chamadas encerradas, podendo assim interferir nos processos.

Além disso, caso não possua um CRM, você pode importar a lista de clientes diretamente de softwares como Excel, por exemplo. Para isso, basta utilizar uma API de importação. Simples assim!

Essa possibilidade também garante a redução de tempo, se pensar bem. Economia de tempo porque não precisa consultar frequentemente diversos ambientes para procurar informações dos clientes e de seus projetos, podendo fazer isso em um único lugar, como ressaltamos.

Só quem trabalha com suporte de projetos sabe como isso otimiza o tempo e as operações do dia a dia.

Personalização de e-mails e a possibilidade de divulgar os valores e a identidade de sua empresa

Além de permitir que possa integrar softwares de gestão de relacionamento com os clientes, possibilita que personalize os e-mails de notificações. Então, essa é mais uma vantagem do Jira Service Desk. Na verdade, duas.

A primeira é que garante que a sua empresa notifique/informe aos seus clientes o estado em que se encontra o projeto de suporte, como, por exemplo, se a chamada já foi encerrada, se foi criada alguma, entre outros eventos.

Isso faz com que a sua marca seja vista pelos clientes como responsável, ou seja, uma marca que se preocupa com a satisfação e a comunicação com o cliente. Isso é um importante fator de diferenciação competitiva.

A segunda é que permite que possa melhorar a aparência do e-mail de notificação, inserindo elementos que representem os valores e a identidade de sua marca, como logo, tipo de fonte, cores do texto, entre outros. Isso pode agregar valor à sua organização, bem como contribuir para a sua divulgação — ainda que entre os seus clientes.

cta_especialista_atlassian

 

Compartilhamento de conhecimento agrega valor ao seu negócio

O Jira Service Desk é uma das poucas plataformas existentes que se preocupa com o enriquecimento do conhecimento tanto da equipe de suporte como do cliente.

Então, ele possui um recurso que exibe artigos relacionados à chamada aberta. Eles aparecem para a equipe de suporte, auxiliando na resolução do problema, e para o cliente final, de modo que este possa ler sobre o assunto de seu ticket e, assim, ficar por dentro da solução que foi adotada para resolver o seu problema.

Isso pode agregar valor ao seu negócio, pois mostra que existe uma intenção de sua parte de introduzir o cliente no contexto teórico ou técnico do problema. Enfim, a plataforma oferece uma excelente base de conhecimento para o usuário.

Melhora o fluxo de trabalho

Mapear o fluxo de trabalho é uma medida fundamental para torná-lo mais eficiente e produtivo e, assim, produzir melhores resultados. Além disso, permite que se possa identificar em qual fase há demora e, a partir disso, adotar soluções que tragam mais agilidade para o processo.

Então, o Jira Service Desk permite que você possa traçar esse fluxo, considerando cada tipo de projeto, ou seja, você pode criar seu próprio fluxo de trabalho.

Além disso, possibilita que sejam criadas automações para eventos específicos, tornando tal processo mais ágil e eficiente. Por exemplo, na situação em que o cliente deixa de responder na fase em que deveria, é possível criar uma automação fechando a chamada.

Flexibilidade na criação de chamadas

Hoje, o que mais as empresas ou os gestores buscam é facilidade e flexibilidade. O Jira Service Desk, nesse sentido, oferece isso de sobra na criação de chamadas. É que o cliente pode fazer isso através do e-mail, sem que precise acessar a tal plataforma.

Como sabemos, os gestores são ocupados e passam um bom tempo lendo seus e-mails, o que torna esse recurso bastante especial para as suas vidas. Vale dizer que é possível não só criar chamadas por meio de e-mail, mas também interagir com a equipe de suporte.

cta_especialista_atlassian

Conclusão

Como vimos, o Jira Service Desk pode ser a solução que a sua empresa de suporte (ou qualquer outra) precisa para crescer ainda mais e garantir a satisfação plena de seus clientes. 

Se você deseja implementar o Jira Service Desk, a Diferencial TI pode fazer isso por você. Mas se você ainda tem alguma dúvida, nós também podemos esclarecer tudo que você precisa, é só marcar com a gente que será um prazer entrar em contato com você. 

[]’.

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.