Você já ouviu falar em Outsourcing? A importância da tecnologia da informação, assim como sua presença, só cresceu nas quase duas décadas que constituem o século XXI. Como reflexo direto deste cenário, a gestão de TI adquiriu peso estratégico na colocação de uma empresa no mercado.

Um detalhe importante é que isso aconteceu independentemente da área no qual atuará o negócio em questão. É por essa razão que o Outsourcing de TI atualmente se mostra como uma grande vantagem competitiva para as empresas.

Esta alternativa estratégica de gestão tem o poder de aprimorar a forma como uma organização trabalha a tecnologia da informação. Contratar uma empresa especializada no assunto é fator vantajoso por inúmeras razões.

Para os interessados nesta prática, ou para quem ainda tem dúvidas a respeito, preparamos este artigo. Vamos começar apontando o caminho para aqueles que ainda não sabem ao certo o que é o Outsourcing de TI.

O que significa Outsourcing de TI?

Embora o Outsourcing de TI seja muito frequentemente traduzido como terceirização é preciso esclarecer alguns pontos. Em termos de mercado e cultura organizacional, quando falamos de trabalhos terceirizados, nos referimos à prestação de serviços.

Tratam-se, no entanto, de atividades que não possuem natureza estratégica para a empresa. Ou seja, são funções rotineiras e operacionais básicas.

O Outsourcing, por sua vez, é um serviço especializado que é contratado para melhorar o desempenho da gestão de TI. Ainda que se trate de uma atividade exercida por uma empresa exterior à organização, o seu diferencial está na estratégia.

Cada ação promovida e desenvolvida por este recurso irá impactar em competitividade, eficiência, lucro, planejamento e faturamento. Listemos, então, as principais vantagens competitivas do Outsourcing de TI.

Redução de custos

Primeiro, o seu negócio não tem mais a necessidade de contratar pessoal próprio para manter a infraestrutura de TI. Com este simples detalhe, a redução dos custos operacionais é drástica. Ainda que você precise de técnicos, programadores e analistas, a quantidade de profissionais será muito menor.

Em segundo lugar, este mesmo fator vai estar ligado à redução da infraestrutura que teria de ser mantida para TI.

O resultado é que, além de precisar contratar menos especialistas e gastar um tempo menor com recrutamento, o investimento em equipamentos será menos oneroso. Economizar é sempre positivo para um negócio, mas os benefícios deste tópico ainda não terminaram.

Afinal, a empresa responsável pelo Outsourcing tem papel de consultoria, o que se traduz na indicação dos melhores softwares, servidores e serviços tendo por base desempenho e custo-benefício.

Core Business: foco no que realmente importa

Cuidar de toda a estrutura de TI não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma atividade que toma tempo e energia dos seus colaboradores e adiciona mais despesas às suas contas. Relegar este trabalho para especialistas, contudo, permite que os esforços da sua empresa sejam direcionados para o que realmente interessa: ou seja, o seu próprio negócio e área de atuação!

Divulgar os seus produtos ou serviços e gerar renda será a sua única preocupação a partir de então. Toda a sua equipe se tornará mais produtiva com isso.

Trabalhos relativos à tecnologia da informação estarão nas mãos de outra empresa e sua organização só precisará fazer o acompanhamento. Lembrando que a equipe responsável é altamente capacitada, o que garante que um bom serviço será prestado.

Maior eficiência e menor número de falhas operacionais

Você gostaria de elevar o nível da utilização da tecnologia na sua empresa? Pois bem, com o Outsourcing de TI você terá acesso e conhecimento a respeito das maiores tendências de TI, como big data, inteligência artificial, machine learning, dentre outros.

Já imaginou? Para além disso, as atividades executadas por especialistas proporcionam melhor desempenho e resultados.

São evitadas, com isso, falhas comuns ao setor de tecnologia da informação nas empresas. Afinal, por muito tempo foi comum que a complexidade destes sistemas, somada às necessidades do negócio, terminassem em problemas operacionais. Como aquela velha situação do serviço parado por um sistema que se encontra fora do ar.

Conclusão

Terceirizar as rotinas de gestão deste setor reduz drasticamente o risco de falhas, tanto pela tecnologia utilizada, quanto pela expertise e dedicação dos profissionais implicados no Outsourcing de TI.

Seja como for, a recapitulação dos benefícios desta prática deixa claro por que as empresas devem adotá-la. Elas estarão reduzindo custos e falhas, aumentando a eficiência das operações e liberando tempo e energia para o que importa.

Não se trata de apenas uma vantagem competitiva para as empresas, mas de muitas vantagens e que se completam em sequência. Concorda comigo? Deixa teu comentário aqui ou entra em contato comigo através do e-mail lameck.oliveira@diferencialti.com.br. Ficarei feliz em ajudar!

 

[]’s,

Lameck Oliveira