Os Data Centers são fundamentais para as empresas. São eles que guardam as informações essenciais que as empresas precisam para fazer os seus negócios.

Muitas vezes, esses dados são tantos que é preciso uma estrutura bem sofisticada, fazendo com que seja preciso um bom investimento.

Felizmente, isso não é mais necessário. A virtualização de Data Centers é uma solução que traz muitos benefícios para as empresas. Quer saber mais sobre isso? Leia o post até o fim. 🙂

O que é a virtualização de Data Centers?

A virtualização de Data Centers é uma solução que visa substituir os hardwares necessários para estabelecer o centro por um conjunto de softwares que criam uma espécie de máquina virtual, que pode executar todas as operações. Isso traz diversas vantagens para as empresas.

As economias geradas pela virtualização de data centers

A principal, mais imediata e a vantagem que as empresas mais apreciam é a economia geral que essa solução proporciona.

Primeiramente, em relação a energia elétrica. Manter os Data Centers requer uma grande quantidade de energia, especialmente se a estrutura for maior.

Com a virtualização, diversas aplicações podem rodar no mesmo servidor, que muitas vezes é instalado de maneira 100% virtual, eliminando quase completamente os gastos extras com energia.

Ainda em relação ao armazenamento remoto, esse aspecto também gera uma economia de recursos financeiros diretos. Logo, com a virtualização dos Data Centers teremos menos gastos com hardware, quando comparamos com uma possível estrutura local – que seja grande o suficiente para atender as demandas.

Existem ainda as economias de tempo, por conta de menos necessidade de manutenções. Além disso, também temos o ganho financeiro, graças ao aumento da produtividade.

Os benefícios dos Data Centers virtuais para a produtividade

Essa é outra vantagem que é observada em diversos aspectos.

Por exemplo, como a virtualização não ocorre em um único hardware específico, é possível fazer manutenções mesmo em horário comercial, sem precisar interromper o serviço, garantindo a produtividade total e sem necessidade de pagar custos de hora extra.

Outro ponto é o maior aumento da produtividade, que vem por conta dos inúmeros recursos que a virtualização de Data Centers permite.

Essas soluções permitem instalar novos aplicativos ou aumentar a capacidade do servidor muito rapidamente, significando que é praticamente impossível que a produtividade da empresa seja afetada por qualquer problema técnico.

Isso significa que é muito fácil implementar soluções de automação, por exemplo, que deixam o trabalho muito mais ágil e simples em todos os aspectos da cadeia de produção.

Os Data Centers virtuais melhoram a segurança

Além do aumento da produtividade e do uso ideal de recursos humanos e financeiros, a virtualização ainda aumenta a segurança geral dos servidores.

Primeiramente, os provedores contam com uma estrutura de primeira linha, já que precisam atender seus clientes. Portanto, têm um sistema de defesa extremamente forte, muitas vezes alguns dos melhores oferecidos no mercado.

Mas, além disso, a segurança não é apenas com invasões, mas também acidentes. Se um servidor físico sofre problemas, isso pode significar muito tempo de baixa do negócio até que ele possa voltar a ativa.

Os servidores virtuais trazem proteção natural contra esse problema. Somam-se a isso ferramentas redundantes para recuperação de dados e a virtualização apresenta uma malha completa de segurança.

Conclusão

A virtualização de Data Centers é uma solução que traz apenas benefícios das empresas. Elas aumentam a produtividade, enquanto reduzem os custos e promovem uma segurança mais eficiente. É o que toda empresa procura.

Gostou deste post? Ficou com alguma dúvida e gostaria de compartilhar comigo? Comenta logo abaixo ou entra em contato através do e-mail felipe.lucena@diferencialti.com.br e vamos bater um papo. 🙂

Abraço,

Felipe Lucena