Lançado em 2015, o Windows 10 foi o último sistema operacional criado e vendido pela Microsoft que, desde então, passou a ser comercializado como um serviço onde os usuários recebem grandes atualizações de tecnologia e adições de novos recursos. Desde a sua criação, já foram feitas várias atualizações, sempre com melhorias e lançamentos de novos recursos e aplicativos.  

Cada vez mais completo e usual, o sistema operacional do Windows vem surpreendendo os usuários com a sua versatilidade. A última atualização, liberada no último mês de maio, com o nome de 1903, trouxe, além da nova opção de cores, facilitou o acesso à várias funcionalidades. Para conhecer melhor 11 funções e novidades do Windows 10, continue lendo o artigo.  

novo_cta_ebook_material_2

1. Captura de tela

Fazer a captura de tela (o famoso “print”) é algo que vai muito além das famosas conversas de Whatsapp. Muitas vezes, é preciso salvar para documentação de um processo ou até para publicação em site (como veremos muito neste artigo, por exemplo). No Windows 10, fazer a captura de tela tornou-se algo ainda mais rápido e fácil. 

Para capturar a tela:

captura-de-tela_1

1. Clique na caixa de diálogo no canto direito da tela;

2. Clique em “Captura de Tela”; 

captura-de-tela_2

3. Então, é só selecionar a área a ser capturada; 

captura-de-tela_3

4. Clicar na caixa do lado direito; 

captura-de-tela_4

5. Caso deseje editar algo na foto, este é o momento de fazê-lo, caso não, é só salvar a imagem no “disquete” acima! 

2. Gravador de Passos

Já passou pela necessidade de mostrar um procedimento complexo a alguém e não sabe como fazer isso? Antes, para gravar esta ação do computador, era necessário baixar programas de terceiros, hoje, o próprio Windows disponibiliza uma ferramenta para a gravação. Esta função, também pode ser usada para o registro e documentação de reuniões online.  

gravador-de-passos_1

  1. Para encontrar, basta digitar “Gravador de Passos” na caixa de busca; 
  2. Clicar em “abrir”; 
  3. “Iniciar gravação”.  

gravador-de-passos_2

Na ferramenta, também é possível acrescentar comentários, mas é importante lembrar que a ferramenta não faz a gravação de voz. 

cta_biblioteca

3. Gravador de voz

gravador-de-voz_1

Se você deseja fazer uma gravação de voz, esta é uma função ainda mais fácil do que todas as outras. Basta colocar “Gravador de voz” na barra de pesquisa, clicar em “abrir” e em seguida clicar no microfone dentro do círculo azul.  

gravador-de-voz_2

4. Múltiplas áreas de trabalho

areas-de-trabalho_1

É possível criar várias áreas de trabalho, e ainda mover aplicativos entre elas. Para saber como funciona, basta apertar as teclas “Windows + Tab”. Esta função, é interessante, por exemplo, para quem desejar uma área de trabalho pessoal e uma corporativa, assim, cada uma delas pode ficar personalizada e usual para sua finalidade. 

5. Windows Admin Center

windows-admin-center_1

Este conjunto de ferramentas é ideal para quem trabalha com TI, principalmente na área de infraestrutura, pois o Windows Admin Center permite o gerenciamento de servidores do Windows sem a dependência do Azure ou da nuvem, pois oferece controle total sobre todos os aspectos da infraestrutura do servidor, além de ser útil para o gerenciamento em redes privadas que não estão conectadas à Internet.  

windows-admin-center_2

6. Cortana como busca padrão 

cortana_1

A partir da última atualização, a Cortana passou a ser considerada a busca padrão. Até então, era necessário fazer o login com a conta Microsoft para ativá-la, agora, basta clicar no círculo (símbolo da Cortona) ao lado da caixa de pesquisa para acessá-la.   

7. Instalação de fonte

fontes_1

Para os profissionais de área de marketing, design, publicidade e aqueles que trabalham com edição de vídeo, esta é uma novidade maravilhosa! A nova função torna o Windows um pouco mais parecido com o IOs, facilitando na hora da instalação de fontes. Agora, ao baixar a fonte desejada, basta acessar “Configurações”, “Fontes” e soltar o arquivo ainda compactado. 

cta_biblioteca

8. Windows Sandbox

Ideal para a segurança da sua máquina, o Windows Sandbox cria um ambiente isolado que permite abrir aplicativos não confiáveis, evitando que seus códigos maliciosos atinjam o núcleo do sistema. Desta forma, torna-se desnecessária a criação de máquinas virtuais para testes de apps com possibilidades de bugs. 

9. Tema claro

tema-claro_1

Uma das grandes mudanças da última atualização do Windows 10 foi a chegada da opção do tema claro, antes disponível apenas no modo escuro. Para ativar, é só acessar “Configurações”, “Personalização”, “Cores”, “Escolher cor” e escolher “Claro”.  

tema-claro_2

10. Ubuntu

Na tentativa de criar um melhor relacionamento com os desenvolvedores, a Microsoft vem desenvolvendo ferramentas para facilitar seus trabalhos, para isso, inclusive, passou até a utilizar a linguagem do Linux dentro do Windows 10. Agora, será permitido instalar uma versão do Ubuntu, sistema operacional do Linux, permitindo assim a instalação de máquinas virtuais dentro do sistema operacional da Microsoft, sem a necessidade da instalação em dual boot ou em outra máquina.  

11. Bloco de Notas
anotacao-2019-05-31-151103

A novidade da última atualização do Windows 10 no Bloco de Notas é para aqueles esquecidos que não sabem se salvaram ou não alguma alteração feita. Agora, ao fazer qualquer alteração em um arquivo, um asterisco aparece em frente ao novo no arquivo, e, ao salvar, ele desaparece automaticamente. Assim, não fica mais a dúvida! 

cta_biblioteca

Conclusão

O Windows 10 também é excelente para jogadores, pois possui funções específicas para melhorar a experiência do jogador. Não é à toa que a Microsoft está no mercado há mais de 40 anos, sempre buscando melhorar a experiência do usuário. 

Se você tem alguma dúvida ou deseja saber algo sobre tecnologia, comente neste post ou entre em contato com a gente e será um prazer te responder.  

 Abraços! 

About Édpo César

Integrante do time da Diferencial TI desde 2015, é focado na resolução e satisfação dos atendimentos aos clientes. Amante da sétima arte, nerd e fã dos contos orientas, é usuário assumido da Xiaomi.